ANDES-SN realiza seminários sobre saúde docente, Funpresp e fundos de pensão em junho

7 de maio de 2025

O ANDES-SN divulgou, nesta terça-feira (6), a convocatória do IX Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Docente e do Seminário sobre a Funpresp e os Fundos de Pensão nos Estados, Municípios e Distrito Federal. Os eventos serão realizados nos dias 14 e 15 de junho, na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF).

As atividades têm como objetivo realizar um balanço e a atualização das campanhas do ANDES-SN sobre essas temáticas, abordando as condições de trabalho e saúde da categoria docente, além da previdência complementar e a luta em defesa da aposentadoria integral e paritária.

Cada seção sindical poderá indicar até duas pessoas como representantes para participarem dos seminários. As inscrições podem ser feitas até às 17h, do dia 9 de junho, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.

De acordo com a Circular 201/2025, serão dois dias de atividades intensas. No dia 14 de junho, a programação terá início às 9h com a abertura oficial, seguida de palestra e debate sobre a saúde da trabalhadora e do trabalhador docente. No período da tarde, haverá apresentação e discussão dos resultados preliminares da segunda etapa da enquete nacional sobre as condições de trabalho e saúde docente.

Já no dia 15 de junho, a programação começa às 9h com o debate sobre a Funpresp, incluindo o balanço e a atualização das campanhas do ANDES-SN relacionadas ao tema. A programação continua à tarde, com o debate sobre as lutas e novas estratégias em defesa da aposentadoria pública integral, com paridade, e contra os fundos de pensão.

Segundo a convocatória, a realização dos eventos está fundamentada nas resoluções das instâncias do ANDES-SN, que têm debatido continuamente essas pautas. Entre as deliberações que orientam a realização dos seminários, destaca-se a do 65º Conad, realizado em Vitória da Conquista (BA) em 2022, que propôs a realização de um seminário sobre os dez anos da Funpresp e as lutas do sindicato contra a privatização da previdência, com o objetivo de atualizar as campanhas sobre a previdência complementar nos estados e municípios.

Outra resolução importante é a do 67º Conad, realizado em Belo Horizonte (MG) no ano passado, que retomou a campanha pela não adesão ao Funpresp, alertou para os riscos da adesão e reafirmou a defesa de uma aposentadoria pública com salário integral. Já o 43º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu no início deste ano em Vitória (ES), deliberou a conclusão da coleta de dados da segunda etapa da enquete sobre condições de trabalho e saúde docente, além da realização do IX Seminário Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador Docente.

Confira a programação dos eventos:
IX Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Docente
14 de junho (sábado)

9h: Abertura;
10h às 12h: Palestra e debate sobre saúde do(a) trabalhador(a) docente;
12h às 14h: Almoço;
14h às 18h: Apresentação e debate sobre os resultados preliminares da 2º etapa da enquete sobre condições de trabalho e saúde docente.

Seminário sobre a Funpresp e os Fundos de Pensão nos Estados, Municípios e Distrito Federal
15 de junho (domingo)

9h às 12h: Funpresp: balanço e atualização das campanhas do ANDES-SN sobre a temática e sobre os fundos de pensão dos estados, municípios e Distrito federal;
12h às 14h: Almoço;
14 às 18h: Debate sobre as lutas e novas estratégias em defesa da aposentadoria pública integral, com paridade, em desfavor dos fundos de pensão.

Confira aqui a Circular 201/2025 para mais informações

Saiba mais:
Mais de 5.900 docentes responderam enquete sobre condições de trabalho e saúde
fONTE : ANDES-SN – Publicado em 06 de Maio de 2025 às 18h00.

Fale conosco agora