A Solidariedade continua

12 de maio de 2020

Quase dois meses após a adoção de medidas de isolamento social devido à Covid-19 no país, os dados mostram que a taxa de isolamento tem sido cada vez menor. Muitos trabalhadores, em contrato de trabalho informal ou autônomos, têm sentido o impacto financeiro em suas rendas com a quarentena e o abandono do Estado. Nesse sentido, a direção nacional e as seções sindicais do ANDES-SN vêm desenvolvendo formas de auxiliar a grande parcela pauperizada da população, através de campanhas de apoio e distribuição de bens de primeira necessidade para a manutenção da sobrevivência imediata.
Acompanhe as ações de algumas das seções sindicais do ANDES-SN
Apruma: A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma – Seção Sindical do ANDES-SN) entregou 100 protetores faciais à Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz. Outros 300 protetores serão doados às secretarias de saúde Municipal de São Luiz, Estadual do Maranhão e para o Hospital Universitário da Ufma. A seção, também, tem estimulado em suas redes sociais a doação de alimentos e produtos de higiene para associações de moradores e produzido conteúdos sobre a pandemia.
SESDUF: Em Roraima, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF-RR Ssind.), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou vacinação contra a gripe no estacionamento do prédio da reitoria, no sistema de drive-thru, o que permitiu às pessoas serem imunizadas sem sair do carro. Além disso, a SESDUF-RR Ssind. comprou, no mês anterior, mil máscaras da Cooperativa Mulheres de Roraima para doar a seus sindicalizados.
Adufes: A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes-Ssind.) colaborou financeiramente em diversas ações de solidariedade no estado, uma delas a compra de materiais para confecção de máscaras. Outra iniciativa se deu com o apoio financeiro a 868 estudantes da Ufes com renda per capita de até 0,5 salário, que tiveram suspensos, durante a pandemia, seus auxílios de transporte e a gratuidade no Restaurante Universitário, que agora está fechado. A viabilização desse apoio financeiro se deu com a decisão da diretoria em cancelar as festas juninas deste ano.
ADUFCG: A Associação dos Docentes das Instituições da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG – Ssind.) tem somado esforços com as outras seções sindicais do ANDES-SN na UFCG (ADUC e ADUFCG-Patos), técnico-administrativos e estudantes para pressionar a reitoria a formar um Comitê de Crise para a tomada de decisões no contexto da pandemia, respeitando a diversidade e as necessidades de cada campus da UFCG. Além disso, a ADUFCG Ssind. realizou, junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) uma campanha de doação de alimentos no dia 17 de abril (Dia Internacional da Luta pela Terra), distribuindo alimentos para as comunidades mais pobres de Campina Grande (PB).
Aduff: A Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff SSind.) distribuiu 360 cestas básicas aos trabalhadores afetados pela conjuntura decorrente da pandemia da Covid-19. A ação foi coordenada pelo Fórum Sindical e Popular de Niterói, que conta com diferentes entidades e movimentos sociais.
E você, o que está fazendo?
Incentive a sua seção sindical a aderir às campanhas de solidariedade.
Existem muitas formas de contribuir, como:

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora