Comunidade acadêmica tem pouco acesso a temas e debates do Comitê de Risco de Crise da UFCG

2 de junho de 2020

Temas e debates que estão definindo uma parte importante dos rumos da UFCG durante a pandemia da Covid-19 e que estão sendo realizados dentro do Comitê de Risco de Crise da Covid-19 não estão sendo divulgados de forma ampla e massiva para a comunidade acadêmica. Possibilidade de implantação de ensino remoto, suspensão do semestre letivo por tempo indeterminado, retomada dos auxílios para os estudantes e as ações planejadas e executadas para o pós-pandemia estão entre os assuntos.

Mesmo que o Comitê não seja uma instância deliberativa da universidade é a única instância que está reunindo virtualmente representantes de todos os segmentos da comunidade universitária, já que os órgãos deliberativos dos centros e os superiores não estão funcionando devido a pandemia.

Mesmo com tamanha importância, suas reuniões virtuais não são divulgadas no site oficial e nas mídias sociais da universidade. Um exemplo é que as inquietações da comunidade universitária sobre a possibilidade da implantação o de ensino remoto chegaram ao Comitê no dia 14 de abril, quando o pró-reitor de ensino, Alarcon Agra do Ó, informou aos integrantes que a UFCG não tinha condições técnica, acadêmica e legais para formatação de EAD. No dia 23 a Pró-Reitoria de Ensino divulgou uma nota sobre o mesmo tema.

Online

Para facilitar o acesso aos temas e debates que ocorrem no Comitê seria fundamental que as reuniões fossem abertas e transmitidas pela internet (Facebook, youtube, Instagran) e não apenas pelos canais já existentes da universidade, que são limitados.

O presidente da ADUFCG, José Irelânio, lembra que os grupos de trabalho do Comitê elaboraram um plano de atividades a serem implantadas pela universidade durante e pós-pandemia que até agora não foi divulgado, como também os não foram disponibilizados à comunidade os registros dos debates e encaminhamentos das reuniões.

Daiane Araújo, presidente do DCE, avalia que o problema de comunicação para as ações do Comitê é muito grande. “O que tem aparecido não é aquilo que realmente importa às pessoas”. Ela também aponta como outro prejuízo da falta de divulgação é a invisibilidade de temas e discussões que são pautados pelas entidades, mesmo que não acatados pela gestão da instituição. “Pautamos a cobrança pela volta do pagamento dos auxílios aos estudantes e do nosso plano de enfrentamento a pandemia, mas isso não aparece”.

O representante do Sintesuf, Franz Mikhailovitch, também avalia a necessidade de ampliar a divulgação das atividades e encaminhamentos do Comitê, já que a maioria dos servidores técnico-administrativos não está trabalhando de forma presencial.

COMITÊ DE CRISE DEIXA DE FORA REPRESENTANTES DA MAIORIA DOS CAMPI FORA DE SEDE E SINDICATOS DE DOCENTES

A composição do Comitê de Risco de Crise do Covid-19 da UFCG deixou de fora a maioria dos representantes dos Campi fora de sede e dos sindicatos dos professores. A formação do Comitê ocorreu por meio da portaria nº 38 de 27 de março . Seis dos 17 participantes integram a equipe da atual gestão da universidade.

Nas primeiras reuniões, a representação da ADUFCG solicitou a inclusão das outras seções sindicais do ANDES-SN da UFCG, a ADUFCG-Patos e a ADUC, mas o pedido não foi aceito pela Reitoria. Na composição original, o DCE-UFCG também ficou de fora e teve de reivindicar sua participação para ser posteriormente aceito. Não integram o Comitê os representantes dos Centros de Sumé, Cuité, Patos e Sousa.

A atual composição do Comitê é a seguinte:  Vicemário Simões (Presidente),  Camilo Allyson Simões de Farias (Secretário de Planejamento), Alarcon Agra do Ó (Pró-Reitor de Ensino), Mário De Sousa Araújo Neto (Prefeito Universitário), Ana Célia Rodrigues Athayde (Pró-Reitora de Assuntos Comunitários), Paulo de Melo Bastos (Secretário de Recursos Humanos), Antônio Fernandes Filho (Diretor do Centro de Formação de Professores), Fernanda de Lourdes Almeida Leal (Diretora do Centro de Humanidades), Jorge Cesar Abrantes de Figueiredo (Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática), José Nilton Silva(Professor da UAEQ/CCT), Marinilson Braga Pinto (Assessor de Comunicação da UFCG), Isaac George De Almeida (Analista de Tecnologia da Informação do STI), Daiane Araújo Lopes (DCE-UFCG), José Irelânio Leite de Ataíde (ADUFCG), Franz Mikhailovitch Barbosa Cavalcanti (SINTESUF), Tatiana Pimentel de Andrade Batista (Professora da UAMed/CCBS) e Rodrigo Pinheiro Fernandes de Queiroga (Professor da UAENF/CCBS).

Fonte: ADUFCG – 02/06/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora