Reunião ampliada indica que ADUFCG deve promover avaliação do RAE e lutar para impedir redução de dias letivos no próximo semestre

4 de dezembro de 2020

Realizar uma avaliação do desempenho e do impacto do Regime Acadêmico Extraordinário – RAE com professores e estudantes e evitar a repetição do sistema no próximo semestre, como também lutar para impedir a redução dos dias letivos como está propondo a Reitoria da UFCG. Esse foram os principais encaminhamentos apresentados na reunião ampliada que a ADUFCG realizou hoje de manhã e que começarão a ser implementados nos próximos dias pela diretoria sindicato.

A necessidade de realizar uma avaliação do RAE foi constatada pelos professores porque a universidade não demonstra interesse em discutir o tema e já apresenta publicamente a possibilidade de implantar um ensino hibrído sem avaliar os impactos negativos do atual ensino remoto.

Os professores participantes da reunião apontaram entre os impactos negativos a exclusão e evação de alunos, as dificuldades de conexão, os problemas de saúde que surgiram entre os docentes, o baixo rendimento dos estudantes, além da falta de condições de trabalho pois a instituição não oferece planos de internet, computadores e ambiente para o desenvolvimento das atividades virtuais.

Outra preocupação apresentada pelos professores na reunião da ADUFCG foi a possibilidade de redução de dias letivos no próximo semestre, incluída na proposta de calendário letivo apresentada pela Reitoria da UFCG, com 75 dias letivos ao invés dos 100 mínimos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. O Sindicato pretende questionar a proposta com o objetivo de garantir uma qualidade mínima do ensino oferecido pela UFCG.

ELEIÇÃO

Durante a reunião, os participantes também avaliaram as eleições para a nova gestão da Reitoria da universidade e definiram que o Sindicato deve buscar informações sobre a atual situação dos mandatos dos integrantes do Colegiado Pleno e das Câmaras superiores, onde muitos integrantes não foram eleitos pela comunidade universitária e estão na condição de pró-tempores.

REUNIÃO

Mesmo sem caráter deliberativo, a reunião aprovou a indicação do presidente da ADUFCG, José Irelânio e do professor Josevaldo Cunha para participar como representantes do sindicato na reunião virtual conjunta dos setores do ANDES-SN, na próxima terça-feira, dia 08/12.

O encaminhamento de convocar a reunião e a assembleia surgiu porque a assembleia agenda para hoje não alcançou o quórum necessário no momento de sua instalação.

INFORMES

Na reunião também foram repassados informes sobre uma agenda de mobilização e defesa da autonomia universitária, previstas para ocorrer de amanhã (05/12) ao dia 10/12, Dia Nacional de Luta contra a reforma Administrativa.

Fonte: ADUFCG – 04/12/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora