19J: No dia em que Brasil atinge 500 mil mortos por Covid-19, milhares vão às ruas pelo “Fora Bolsonaro”

21 de junho de 2021

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 19 de junho, já era possível observar inúmeros registros de pessoas demonstrando indignação com a atual conjuntura do Brasil. Os clamores estavam explícitos em cartazes, camisetas, faixas, bandeiras, nas redes sociais, mas, sobretudo, nas expressões e vozes de milhares de pessoas, que encheram o peito e as ruas de mais de 400 cidades em todo o país pelo “Fora Bolsonaro e Mourão’, para exigir celeridade na vacinação, pelo auxílio emergencial de R$ 600 até o controle efetivo da pandemia, por mais investimentos em Educação e Saúde, além da defesa dos povos indígenas, da Amazônia e pela não aprovação da Reforma Administrativa.
As manifestações aconteceram exatos 21 dias após a mobilização social anterior, realizada em 29 de maio, e coincidiram com a data em que o Brasil alcançou a triste marca de 500 mil vidas perdidas para a Covid-19, uma doença que há um ano e meio sequer existia. As vítimas foram lembradas e homenageadas durante os atos, que mobilizaram representantes das seções sindicais do ANDES-SN no Distrito Federal e em cidades de pequeno, médio e grande porte, espalhadas pelas cinco regiões do país e em outros lugares do mundo.
Ciente do cenário atual da pandemia no país, o Sindicato Nacional, assim como outros movimentos sociais, centrais sindicais, entidades estudantis e demais grupos envolvidos nas mobilizações deste sábado, foram às ruas com responsabilidade e promoveram em suas convocações um trabalho de conscientização acerca da importância do uso de máscara (preferencialmente do tipo PFF2/N95), da manutenção do distanciamento social e da higienização das mãos com álcool gel para evitar a proliferação do vírus. “Não somos negacionistas. Estamos nas ruas em defesa da vida e porque o maior ataque ao nosso país está na presidência da República, permitindo a morte de mais de 500 mil brasileiros e não temos mais condições de conviver com essa situação”, salientou a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, em discurso realizado em frente ao Museu Nacional, local que serviu como ponto de concentração para a manifestação realizada na Esplanada do Ministérios, em Brasília.
Ao caminhar pela Esplanada lotada de pessoas com o mesmo interesse, Rivânia pôde sentir o termômetro do que acontecia em outras regiões do país. Ela lembrou que o dia 29 de maio teve uma grande importância para expressar o sentimento de boa parte da população, mas reiterou que os acontecimentos deste sábado seriam ainda mais expressivos e significativos. “Hoje é um grande dia. Em todos os cantos do Brasil, é dia de gritar ‘Fora, Genocida’, o que é uma ação necessária, porque temos 500 mil mortes por covid-19 no Brasil e muitas dessas vidas poderiam ter sido salvas caso o governo tivesse combatido a pandemia, comprado vacina e equipado o nosso sistema de saúde para atender à população”, argumentou, em discurso realizado em um carro de som na frente do Congresso Nacional.
Na ocasião, Rivânia também lembrou os constantes ataques do governo federal à Educação e criticou duramente a política de extermínio que vem sendo desempenhada por Bolsonaro e seus aliados. “Eles não querem que os filhos dos pobres estudem. Não querem que os filhos da empregada doméstica, do porteiro, do pequeno agricultor sente na cadeira de uma universidade e possam ter um futuro melhor. Esse governo tem atacado a Educação e isso representa um ataque à vida, ao futuro de milhares de pessoas”, observou a presidenta do Sindicato Nacional.
Além de Brasília, atos contra o governo de Jair Bolsonaro também foram registrados em todas as capitais, como Aracaju, Belém, Cuiabá, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e até em países europeus como Espanha, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Suíça e Irlanda. Docentes também estiveram nas ruas de Ilhéus (BA), Diamantina (MG), Jataí (GO), Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e Rio Grande (RS), entre outras tantas cidades do país e fora do Brasil.
Mobilização também ocorreu de forma virtual
Durante o dia, as redes sociais também serviram como uma espécie de palco para a sociedade demonstrar a indignação com o governo federal. No Twitter, por exemplo, as hashtags #19J #19JForaBolsonaro e #19JPovoNasRuas figuraram entre os assuntos mais comentados da rede por horas. No Instagram não foi diferente. Milhares compartilharam fotos e vídeos, realizaram transmissões em tempo real, ajudando na propagação dos objetivos das manifestações.
O ANDES-SN acompanhou essa tendência e promoveu, por meio de seu canal no YouTube, a transmissão dos atos em defesa da vida por todo o Brasil com a análises políticas feitas por docentes de todo o país, como a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Virgínia Fontes. Ela frisou que a luta desempenhada nas manifestações desse 19J não é somente por uma Educação de qualidade, mas sim em defesa da grande maioria da população brasileira, que depende da Educação Pública, da Saúde Pública. “A nossa luta é pela defesa da igualdade social. A igualdade só se constrói quando aqueles que são oprimidos, explorados e atacados diariamente podem levantar suas vozes e exigirem melhores condições de vida. É o que assistimos no Brasil em 29 de maio e o que estamos vendo neste 19 de junho também. A nossa luta é contra Bolsonaro, Mourão, Guedes e toda a corja obscurantista e fascista”, comentou Virgínia.
A docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Sofia Manzano, compartilha da mesma opinião. Durante a transmissão, ela ressaltou o papel que as manifestações deste sábado têm e pediu que luta contra o projeto facínora imposto pelo governo federal seja ainda mais intensificada. “Precisamos empolgar cada vez a nossa base para defender não apenas os nossos interesses como docentes, mas o a universidade pública. Não podemos ficar pedindo só fora Bolsonaro e fora ala ideológica. Temos que exigir fora Bolsonaro, fora Mourão, fora Guedes e fora todo e qualquer entulho obscurantista, selvagem, que tem levado as universidades ao seus estertores”, conclui Sofia.
ANDES-SN nas ruas
Dirigentes do ANDES Sindicato Nacional ocuparam as ruas de todo o Brasil neste sábado. O Sindicato reitera que estará nas ruas em cada nova convocação pelo Fora Bolsonaro, pois acredita que somente com a mobilização nas ruas o governo Bolsonaro poderá ser derrotado.
Confira o álbum de fotos com a cobertura do #19J

Foto: ATO Fora Bolsonaro e Mourão em Brasília. FOTO: Jonathan Oliveira | Imprensa ANDES-SN
Fonte: Atualizado em 21 de Junho de 2021 às 16h16

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora