Assembleia da ADUFCG define intensificar luta contra ataques à universidade,aprova permanência do ANDES-SN na CSP-Conlutas e Renova utilização do Fundo de Mobilização e Greve

7 de outubro de 2022


A ADUFCG intensificará a luta contra os ataques do Governo Federal à UFCG com os cortes de verbas, precarização do trabalho docente, cortes de bolsas, tentativa de privatização dos RU e antidemocráticas propostas de mudança do regimento da universidade. A decisão foi tomada numa assembleia geral do sindicato, que também deliberou para permanência do ANDES-SN na Central Sindical e Polular – CSP-Conlutas e continuidade da utilização do Fundo de Greve e Mobilização para custear as atividades políticas da entidade até o próximo Congresso do Sindicato Nacional, em 2023.
A assembleia geral da ADUFCG ocorreu hoje (06/10) na sede administrativa em Campina Grande, e de forma simultânea nos campi de Cuité e Sumé e foi iniciada com informes da diretoria sobre as ações judiciais da entidade, seguidos de avaliações de conjuntura e do movimento docente.
CONJUNTURA
Neste ponto de pauta a diretoria apresentou uma avaliação mostrando o aprofundamento da crise que atinge a UFCG, em especial o sufocamento orçamentário que compromete o funcionamento da instituição até o final do ano, e do novo corte de recursos promovido ontem (05/10) pelo Ministério da Economia, que afetou de forma mais intensa os recursos da área de educação.

Na avaliação da conjuntura foi ressaltada a importância da “Nota da Diretoria do ANDES-SN sobre o Segundo Turno da Eleição Presidencial: Votar em Lula para Derrotar Bolsonaro nas Ruas e nas Urnas!”.

Na nota a diretoria do ANDES-SN indica o posicionamento “pelo voto em Lula, no dia 30/10/2022, porque tem a responsabilidade e o compromisso em avaliar que o contexto eleitoral impactará nas condições de luta, de existência dos sindicatos. Para o ANDES-SN continuar nas ruas, com independência e autonomia, é fundamental derrotar Bolsonaro nas urnas”.
Entre as ações deliberadas para o enfrentamento da crise da UFCG o sindicato convocará uma reunião da Comissão de Mobilização para definir um calendário de atividades em Campina Grande e nos campi fora de sede.
Outra ação aprovada foi o reforço da atuação da Assessoria Jurídica da ADUFCG na orientação e apoio a docentes que estejam sendo alvo de ataques a sua liberdade de cátedra.

CONAD
A Assembleia realizou o debate sobre a participação da ADUFCG no 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, e avaliará a permanência do sindicato na Central Sindical e Popular – CSP Conlutas. Foi deliberado que a delegação da Seção Sindical defenderá a permanência da filiação do ANDES nessa Central.
A delegação da ADUFCG para o CONAD terá um delegado a ser escolhido na diretoria da entidade e como observadores os professores Luciano Mendonça, Josevaldo Cunha e Ranoel Gonçalves.


Prestação de ContasA diretoria da ADUFCG apresentou uma prestação de contas dos recursos utilizados nas mobilizações que foram realizadas a partir de junho e solicitou uma autorização para que até o próximo Congresso do ANDES-SN, em 2023, possa utilizar até 10% dos recursos disponíveis no Fundo de Mobilização e Greve.

A assembleia também aprovou a constituição de uma comissão para elaborar um parecer referente à prestação de contas da gestão anterior. Essa comissão será integrada pela diretora tesoureira, Lucianna Gama e dois docentes.

Encaminhamentos

A assembleia indicou que a diretoria da ADUFCG convoque uma reunião da Comissão de Mobilização da entidade para a próxima semana, para discutir uma programação de ações e mobilizações com ênfase nos ataques que a universidade tem sofrido e envolvimento da categoria para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora