Comando Local de Greve da ADUFCG convida novas/os docentes a participarem da greve e a se filiarem

12 de junho de 2024

Dando sequência as atividades programadas para esta semana pelo Comando Local de Greve da ADUFCG, as/os novas/os professoras/es da UFCG receberam hoje (12/06) um convite a apoiarem e participarem da greve por tempo indeterminado da categoria e a também se filiarem à entidade sindical. O convite foi realizado durante um curso de ambientação na universidade, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos da instituição no Centro de Eventos Rosa Tânia, no Campus de Campina Grande.


O convite inicial foi realizado pelo diretor cultural da ADUFCG e integrante do CLG, Rosildo Brito. Ele ressaltou a importância da realização das atividades de acolhimento aos novas/os docentes, mas lembrou que a adesão das/os novas/os servidoras/es à greve reforçará consideravelmente o movimento, que vem ganhando força diante de uma conjuntura onde a categoria enfrenta uma grande defasagem salarial, instituições com orçamentos reduzidos e ainda impactadas pelos recentes ataques de governos de extrema direita.
A presidenta da ADUFCG e também integrante do CLG, Marinalva Vilar, falou em seguida e relembrou que sua filiação ao sindicato ocorreu depois de seu ato de posse na instituição. Ela convidou todas/os as/os novas/os docentes a conhecerem a entidade e “se organizarem como trabalhadores e não apenas enquanto pesquisadores ou pessoas esquecidas que a realidade existe”.


Sobre a greve das universidades e do setor da educação federal, Marinalva explicou os motivos do movimento e lembrou que os campi de Campina Grande, Cuité, Sumé, Pombal e Sousa, aderiram apenas no início da semana, enquanto em outras universidades o movimento foi iniciado em abril. “2024 não pode ser 0%. Aquilo que o governo achou que iria fazer, que seria acabar com a greve, chamando os reitores, ele conseguiu foi irritar os dirigentes. Inclusive já tem reitores até ligados ao PT divulgando notas, pois o orçamento não foi recomposto como os dirigentes necessitam”.

Filiação

Além das intervenções durante o evento, o Comando Local de Greve da ADUFCG também entregou as/os novas/os docentes fichas de filiação e brindes, como também esclareceu dúvidas sobre o funcionamento da entidade e do ANDES-SN.

Fonte: ADUFCG – 12/06/2024

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora