Professoras/es da UFCG encerram greve e aprovam proposta de calendário 2024.1 para garantir reposição com qualidade

28 de junho de 2024

A greve das/os professoras/es da UFCG foi encerrada hoje (28/06), numa assembleia da ADUFCG, que também aprovou uma proposta de calendário para o período 2024.1 que busca garantir a reposição das atividades com qualidade, com 100 dias letivos. As/os docentes retornarão ao trabalho na próxima segunda-feira, 1º de julho.

A deliberação do encerramento da greve foi precedida por uma avaliação do movimento realizada por professoras/es de vários campi da universidade, que participaram da assembleia descentralizada.

Na avaliação ficou constatado que, apesar de insuficientes, os avanços negociados a partir da retomada das negociações com os Ministérios da Educação e da Gestão e Inovação, em 14 de junho, devem ser considerados uma vitória contra a farsa de acordo celebrada entre o governo e seu braço no movimento sindical, a entidade cartorial Proifes.

67º CONAD

No ponto de pauta que definiu a delegação da ADUFCG ao 67º Conad do ANDES-SN, a assembleia escolheu como delegada da entidade ao encontro a diretora presidenta, Marinalva Vilar e como observadores Luciano Queiroz, Ranoel José, Juliana e Silva, Rosildo Brito, Amauri Fragoso e Gonzalo Rojas. O evento ocorrerá no período de 26 a 28 de julho, em Belo Horizonte – MG.

Encaminhamentos

No ponto de pauta dos encaminhamentos, a assembleia aprovou o encerramento da greve e de uma proposta de calendário letivo para o período 2024.1, que retoma o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina um mínimo de 100 dias letivos. Nos últimos calendários a UFCG vinha adotando 85 dias letivos. A iniciativa busca retomar na universidade um período que garanta a realização de aulas e demais atividades acadêmicas com tempo suficiente para um ensino de qualidade.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelas/os professoras/es e será encaminhada pela ADUFCG à Pro-Reitoria de Ensino. O sindicato também participará da reunião da Câmara Superior de Ensino, agendada para o dia 10 de julho, onde defenderá sua proposta.

Assembleia

As/os professoras/es também aprovaram a realização de uma nova assembleia, ainda no mês de julho, para deliberar sobre a prestação de contas da greve, o encerramento do estado de assembleia permanente do sindicato, apresentação e análise de propostas para o 67º CONAD e o encerramento da utilização do fundo de greve e mobilização.

Leia mais:

Professoras/es da UFCG aprovam proposta de saída unificada da greve, que será encaminhada ao Comando Nacional do movimento

ANDES-SN assina acordo com governo após determinação das bases

Fonte: ADUFCG – 28/06/2024

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora