A Assembleia Geral dos docentes da UFCG, reunidos nas dependências da ADUFCG, escolheu ontem (05/02) a delegação da entidade para participar do 44º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá no período de 2 a 6 de março, em Salvador-BA. Na ocasião, também, foi discutida a demissão e a recontratação de um funcionário do sindicato, demitido em dezembro de 2025.

Para o 44º Congresso do ANDES-SN foram eleitos sete delegados e 02 suplentes: Delegados – Marinalva Vilar de Lima, Elisângela Silva Porto, Luciana da Gama Fernandes Vieira, Antônio Gláucio de Sousa Gomes, Wallace Gomes Ferreira de Souza, Gonzalo Adrian Rojas e Rubasmate dos Santos de Sousa; Observadores/suplentes de delegados: Manoel Donato de Almeida e Maria Liège Freitas Ferreira.
O 44º Congresso do Sindicato Nacional ocorrerá de 2 a 6 de março, em Salvador (BA). O tema central é “Na capital da resistência, das revoltas dos Búzios e dos Malês: ANDES-SN nas lutas e nas ruas, pela democracia e educação pública, contra as opressões e a extrema direita!”. O evento será realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob organização da Regional Nordeste III, do ANDES-SN e da Comissão Organizadora da UFBA.

RECONTRATAÇÃO
O ponto de pauta que discutiu e deliberou pela recontratação de um funcionário da ADUFCG foi incluído no início da AG, a partir de proposta da base dos filiados.
Após apresentação da diretoria das causas que subsidiaram a demissão, debate da categoria e colocação de propostas, foi deliberada a recontratação do funcionário em questão.
INFORMES
– Entrega da pauta unificada de reivindicações dos Servidores Públicos de 2026 ao secretário das Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopes Feijó – em 30/01/2026;
-Sinalização do governo do pagamento da segunda parcela de reajuste salarial, acordada para 1º de abril, contida no termo de acordo da greve de 2024 (3,5%), Alteração nos steps das carreiras do Magistério Superior (MS) e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) da rede federal.
– Agenda junto ao governo de funcionamento da MNNP, para a primeira quinzena de março.
– Aprovação na câmera dos deputados do PL 5874/25 que incluiu o fim da lista tríplice.
– Agenda Local: Agendamento de audiência com a reitoria da UFCG, para tratar da destinação de espaços físicos para funcionamento das secretarias adjuntas da ADUFCG nos Campi de Sumé, Sousa e Pombal; Roda de Conversa e Criação do GTPCEGDS, do ANDES-SN na ADUFCG; Retomada da campanha de sindicalização junto as Unidades acadêmicas e Centros da UFCG, em sintonia com a campanha nacional lançada pelo ANDES-SN, no Seminário de Questões Organizativas do sindicato.
Fonte: ADUFCG – 06/02/2026