As/os professoras/es da UFCG, reunidas/os em assembleia da ADUFCG no último dia 18 de setembro, decidiram por suspender sua participação, junto às entidades que representam os outros dois segmentos (servidores técnico-administrativos e estudantes) da universidade, na organização da consulta informal para reitor/a e vice-reitor/a da UFCG. Decisão se pautou nas deliberações tomadas pelo Colegiado Pleno sobre a matéria.
A ADUFCG cobrará do Colegiado Pleno o cumprimento de seu regimento, naquilo que diz respeito ao seu papel no processo da consulta para reitoria. Uma vez que, de acordo com o regimento que regulamenta o funcionamento do órgão, é seu papel disciplinar, a consulta eleitoral para reitor e vice-reitor.
CONAD Extraordinário
Como primeiro ponto de pauta da assembleia, a participação da ADUFCG no 15º CONAD Extraordinário do ANDES-SN começou a ser debatida após informes da diretoria da ADUFCG sobre o processo de debate sobre a carreira docente, as propostas de reestruturação existentes e sua importância e impacto para a categoria nas universidades e institutos federais de educação.
Diante da importância do CONAD a categoria aprovou a participação de uma delegação com um representante da diretoria e quatro observadores, com a utilização do Fundo de Greve e Mobilização para cobrir os custos. A presidenta, Marinalva Vilar, será a delegada da entidade e observadoras/esas/os professores Heloisa Gerônimo, Gonzalo Rojas, Luciano Queiroz e Wallace Ferreira.
O CONAD ocorrerá no período de 11 a 13 de outubro, na sede da Adunb, no Campus da UNB, em Brasília, e que terá como pauta “Movimento Docente e Carreira: uma luta histórica do ANDES”, para debater as carreiras docentes nas instituições Federais, Estaduais, Municipais e Distrital.
Fonte: ADUFCG – 19/09/202