Ação solidária: ADUFCG apóia campanha do DCE UFCG para ajudar comunidades e estudantes com auxílios cortados

19 de maio de 2020

A ADUFCG tem colaborado e realizado em parceria com entidades e movimentos sociais várias ações de solidariedade durante a pandemia da Covid-19, direcionadas para os segmentos da sociedade mais afetados com a crise social e sanitária. A mais recente é a campanha do DCE UFCG “Das universidades para os bairros”, que tem o objetivo de arrecadar e distribuir alimentos e material de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A campanha foi lançada em 20 de abril, com divulgação nas redes sociais. A iniciativa inclui também a denúncia da suspensão dos benefícios de alimentação aos estudantes por parte da na UFCG e, diante disso, parte da arrecadação será destinada a estudantes que estão com dificuldades para se manterem.
Os interessados em ajudar podem colaborar de várias formas:

  1. DOAÇÃO DIRETA
    ● Poupança da Caixa Econômica Federal : Maria Lídia G. de Souza Silva
    Agência: 2221
    Operação: 013
    Conta: 00025651-9
    CPF: 704.999.544-40
    Contato: 83 99680-9187
    ● Vaquinha on-line: http://vaka.me/1017010
  2. CAIXA SOLIDÁRIA
    ● Caixa para a arrecadação de itens de alimentação e higiene para doação, que pode ser colocada na portaria de condomínios ou estabelecimentos seguros que estejam em funcionamento em locais próximos de onde o responsável pela caixa mora, para que este possa fazer a coleta segura diariamente.
    ● Qualquer pessoa pode ser responsável por uma ou mais caixas, basta escolher um lugar com pouco trânsito e que tenha proteção contra chuvas.
    ● Recomendamos forrar a caixa com sacola higienizada previamente, coletar os gêneros diariamente, higienizá-los e armazenar em local seguro. Ao final de cada semana, faremos as coletas do que foi arrecadado naquela semana.
    ● Você que decide onde a caixa vai ficar e ainda pode falar com seus amigos, família e professores para fazer o mesmo. Todo mundo pode participar da iniciativa. É importante identificá-la com a logo da campanha e não esquecer de cadastrar a caixa no link:
    https://forms.gle/j3ia4tnSdrTCPWZD9 para que tenhamos o mapeamento de todas as caixas da cidade.

Outras ações importantes
Além de promover a divulgação da campanha desenvolvida pelo DCE UFCG, a ADUFCG distribuiu cestas básicas a alguns estudantes do campus de Sumé que não tiveram como retornar para suas casas após o fechamento da residência universitária e estavam com dificuldades de se manterem sem o auxílio da universidade.
A ADUFCG também tem colaborado com a campanha do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na entrega de alimentos orgânicos produzidos nos assentamentos da reforma agrária para famílias pobres do bairro do Pedregal, em Campina Grande.
Outra ação de solidariedade importante é a colaboração estabelecida com o Comitê Sanitário Popular de Campina Grande, que atua nos bairros da Catingueira, Bairro das Cidades, Três Irmãs e Conjunto Acácio Figueiredo, por meio da doação de recursos para a produção e distribuição de centenas de máscaras para os moradores desses bairros periféricos da cidade.

A diretoria da ADUFCG avalia que em tempos de pandemia, deve reforçar a unidade e a solidariedade para com os setores da sociedade que mais precisam, afinal a Universidade tem função essencialmente social e precisa se colocar a serviço das necessidades da população, sem deixar de cobrar e pressionar para que o poder público cumpra com o seu papel. Finalmente, destaca-se que ADUFCG continua cobrando a Administração da UFCG para que retome o pagamento dos auxílios emergenciais e restabeleça a política de assistência estudantil, pois não podemos deixar nossa comunidade desamparada em um momento tão difícil e delicado como este.

Fonte: ADUFCG – 19/05/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora