
A diretoria da ADUFCG acompanhou ontem a tarde (17/02), a primeira reunião de transição entre o próximo reitor da UFCG, Camilo Farias e o atual , Antônio Fernandes, e suas equipes e ressaltou a importância histórica do processo e da posse de um gestor eleito democraticamente pela comunidade acadêmica.
O processo de transição prosseguirá hoje (18/02), com uma reunião na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários. Uma agenda de reuniões/visitas nas pró-reitorias está prevista para ocorrer até o final da semana, estando uma nova reunião geral das equipes pré-agendada para a próxima sexta-feira (21/02) pela manhã.

A medida que as reuniões forem ocorrendo a equipe do novo reitor, Camilo Farias, receberá dados sobre a atual situação da instituição. Ele também solicitou informações adicionais e ressaltou que é fundamental receber dados sobre as demandas mais urgentes e importantes de cada setor da universidade.
A vice-reitora, Fernanda Leal, previu que os encontro entre as equipes do novo e do atual reitor poderão se prolongar até a próxima semana, pois a nomeação dela e do professor Camilo Farias pelo Governo Federal demorou além do esperado e provocou o atrasou das conversações de transição.

A presidenta da ADUFCG, Marinalva Vilar, representou o sindicato na reunião de transição, a convite da Reitoria, e avaliou que a transição entre os gestores é um momento histórico e a posse do reitor eleito pela comunidade significa um marco na universidade.
“A universidade não deve ser lugar para interesses individuais ou oligárquicos, mas coletivos, da sociedade e primar pela autonomia e democracia. Nos últimos quatro anos nós experimentamos isso não ser colocado na prática. Que uma nova gestão possa ter uma abertura política maior neste tipo de conversa. Desejo sucesso aos professores Camilo e Fernanda e lembro que a ADUFCG continuará a fazer o bom combate e o bom debate”, frisou.
No encontro também estiveram presentes representantes do Sintesuf, do DCE-UFCG, ADUFCG-Patos e da ADUC.
Fonte: ADUFGC – 17/02/2025