ADUFCG apoia ocupação da UFPB contra nomeação de reitor ilegítimo

4 de dezembro de 2020

A ADUFCG está colaborando com a luta contra a nomeação do reitor ilegítimo da UFPB. O sindicato garantiu o pagamento do aluguel de um gerador de eletricidade durante uma semana (30/11 a 04/12) para a ocupação que o movimento estudantil realiza desde o dia de novembro em frente a Reitoria da instituição. O movimento tem enfrentado diversos tipos de repressão e intimidação da gestão da universidade.

A necessidade de alugar um gerador surgiu porque a gestão da universidade determinou o corte do fornecimento de eletricidade como forma de repressão ao movimento, o que inviabilizaria a realização das atividades previstas pelos organizadores no local da ocupação.

O movimento também enfrenta ações judiciais de reintegração de posse, por parte da gestão. Uma primeira determinação de reintegração foi contornada pelos organizadores através de um acordo com a Polícia Federal, que resultou na saída da entrada principal da Reitoria para um estacionamento nas proximidades. Recentemente, foi expedida uma segunda determinação judicial de reintegração de posse.

O reitor ilegítimo da UFPB, Valdiney Gouveia, foi o último colocado na consulta eleitoral e não recebeu nenhum voto no Conselho Universitário na elaboração da lista tríplice. Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 02 de novembro.

Foto: Reprodução/Instagram Ocupação Alph (@ufpbocupada) e UFSC à Esquerda

Fonte: ADUFCG – 04/12/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora