Falta de alimentação em quantidade suficiente para estudantes dos campi fora de sede, não pagamento de auxílio alimentação para os professores, carência de avaliadores para os trabalhos apresentados e falta de condições para estimular a integração desse segmento outros participantes. Esses são alguns dos problemas encontrados por professores pesquisadores e estudantes de campi fora de sede que participaram do XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Campina Grande, no período de 20 a 22 de novembro de 2019, listados num relatório elaborado pela ADUFCG e que será encaminhado para Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Reitoria da UFCG.
A decisão da ADUFCG de encaminhar um relatório sobre as reclamações dos professores foi adotada com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho para os docentes e buscar o aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os questionamentos dos professores que participaram do congresso e da ADUFCG também foram apresentados durante a reunião da Câmara Superior de Pós-Graduação, ocorrida no dia 29/11, pela diretora-secretária do Sindicato Luciana Leandro e a diretora social, Francinalva de Medeiros.
O XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande reuniu professores orientadores e estudantes dos programas PIBIC e PIVIC, que apresentaram oralmente as suas pesquisas, com o objetivo de cumprir os critérios de acompanhamento e avaliação do programa de Iniciação Científica, recomendados pelo CNPq, e promover a integração e ampliação das discussões sobre a ciência e tecnologia produzidos por nossa comunidade acadêmica.
Entre as sugestões para a melhoria do evento incluídas o relatório da ADUFCG estão:
- Discussão ampliada sobre o formato do evento, levando em consideração as particularidades multicampi de nossa instituição.
- Avaliar a descentralização do evento, com cada campus promovendo um seminário ou congresso de iniciação científica, com a participação de membros externos, nos moldes do que já acontece na apresentação do relatório parcial, a fim de promover uma maior integração entre universidade e comunidade, ampliando a discussão científica com base nos trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes.
FONTE: ADUFCG – 05/12/2019