ADUFCG APROVA ADESÃO AO INDICATIVO PARA CONSTRUÇÃO DA GREVE DA EDUCAÇÃO

22 de junho de 2022

Professore(a)s da UFCG aprovaram numa Assembleia Geral da ADUFCG a adesão ao indicativo da greve nacional da educação. A iniciativa é uma demonstração da categoria de total rejeição aos ataques do governo federal aos serviços públicos, especialmente as áreas da educação, da ciência, da tecnologia e da saúde. A decisão de hoje (22/06) será levada para uma avaliação do sindicato nacional da categoria, o ANDES-SN, neste sábado (25/06). Os docentes realizarão uma nova assembleia na próxima semana para avaliar a mobilização e as condições para a deflagração da greve.
Para a próxima semana a assembleia também deliberou que a diretoria da ADUFCG promova uma série de ações em várias unidades acadêmicas do Campus de Campina Grande e nos campi fora de sede, com o objetivo ampliar a mobilização e a participação da categoria nas discussões e decisões sobre a construção do movimento grevista.
Outra ação que deve ser articulada pela diretoria no esforço de construção da greve é o diálogo para promover a engajameto das outras seções sindicais do ANDES-SN na UFCG, a ADUC, do Campus de Cajazeiras e a ADUFCG-Patos.


Com essas entidades, a ADUFCG buscará cobrar da administração interventora na universidade transparência sobre o orçamento da instituição, ações para democratizar a participação da comunidade acadêmica nos rumos da UFCG e reivindicar os pontos da pauta conjunta da educação: a recomposição salarial para professores e técnico-administrativos, recomposição dos orçamentos das instituições federais, reajuste das bolsas de graduação, pós-graduação e assistência estudantil, condições de trabalho com os protocolos de segurança e a revogação da Emenda Constitucional 95, a Emenda do Teto dos Gastos.

65º CONAD

Sobre a participação da ADUFCG no 65° CONAD do ANDES-SN, o quarto ponto de pauta da assembleia, os professores participantes deliberaram que, considerando a importância de sua realização nessa conjuntura e o papel político de, além de atualizar o plano de lutas aprovado no 40° Congresso do Andes-SN, deliberar sobre temas relativos à política educacional, de C&T, dentre outros, a sindicato se fará representar com uma delegação composta por 5 docentes, sendo um delegado e quatro observadores.

O 65° CONAD ocorrerá no período de 15 a 17/7/22, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste Bahia-UESB, em Vitória da Conquista, e terá como tema central: “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas”.

Fonte: ADUFCG – 22/06/2022

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora