ADUFCG começará amanhã (20/03) a debater sobre construção de greve dos professores da UFCG e do setor da educação

19 de março de 2024

A Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG começará amanhã (20/03), numa assembleia geral da entidade nos campi de Campina Grande, Cuité, Sousa e Sumé, o debate sobre a construção de uma greve da categoria e do setor da educação federal. A proposta de paralisação foi uma decisão aprovada no 42º Congresso do sindicato nacional da categoria, o ANDES-SN, e é resultado da ausência de resposta do governo à contraproposta de reposição salarial e a falta de avanço nas negociações de outras pautas das/os docentes.

A decisão que as professoras e professores da UFCG tomarem sobre a proposta de greve será avaliada na reunião do setor das instituições federais de educação do ANDES-SN, que ocorrerá na próxima sexta-feira (22/03), em Brasília.

Na ocasião será feita uma análise sobre como a categoria está se posicionando nacionalmente e o resultado será encaminhado para uma nova avaliação dos docentes em todas as instituições, para que se delibe pelo início ou não da paralisação.

Motivos para a greve nas IFE

Dentre os motivos que levaram à deliberação de construção da greve, pelo 42º Congresso do ANDES-SN, está a ausência de resposta do governo à contraproposta da bancada sindical, apresentada em 31 de janeiro, para a reposição das perdas salariais. Enquanto a categoria docente amarga arrocho de 22,71%, considerando apenas a inflação do governo Temer até o final do governo Lula, o governo manteve a proposta de reajuste de 0% em 2024, e apenas 9% parcelados em 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%). Além de não acatar a solicitação de equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos Três Poderes, para ativos/as e aposentados/as.

Outra reivindicação não atendida foi a realização do “revogaço” das medidas do governo Bolsonaro que atacam servidoras e servidores e os serviços públicos. Até mesmo a Reforma Administrativa (PEC 32), repudiada publicamente, não foi retirada de tramitação do Congresso Nacional.

Mobilização

Nas últimas semanas o ANDES-SN e as suas seções sindicais, como a ADUFCG estão se empenhando em ampliar a mobilização da categoria e construir as pautas locais com agendas e ações de mobilização para explicar, debater e mobilizar a categoria sobre a construção da greve.

Na pauta de mobilização da ADUFCG aconteceram participações na assembleia da ADUFCG Patos, no dia 12/03, atividades itinerantes nos campi de Sousa e Cuité (12/ e 13/03), reunião da Comissão de Mobilização(14/03) e também na Roda de conversa em demarcação do mês da mulher, no dia 19/03

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora