ADUFCG debate campanha salarial 2024 e escolhe delegação do 42º Congresso do ANDES-SN

11 de dezembro de 2023

As/os professoras/es da UFCG debateram – e aprovaram vários encaminhamentos – durante assembleia geral (AG) da Associação dos Docentes da UFCG (ADUFCG), hoje (07/12) pela manhã, nos campi de Campina Grande e Sousa, questões/temas importantes, a saber: a campanha salarial 2024; a semana de mobilização em Brasília (11 a 15/12/23); a reunião do Setor das IFES (16/12/23); a reunião da mesa nacional de negociação permanente/MNNP com o FONASEFE (18/12/23) e a delegação da ADUFCG ao 42° Congresso do ANDES-SN.
A assembleia foi iniciada com os informes prestados pela diretoria da ADUFCG e por professores da base referentes às atividades e reuniões ocorridas recentemente, tais como: reuniões da Diretoria do Sindicato, do FONASEFE e do GT de História do Movimento Docente do ANDES-SN, o Curso Nacional de Formação Política e Sindical e o Encontro do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN.


Campanha Salarial
Durante o ponto de pauta da campanha salarial 2024, as/os participantes da assembleia realizaram uma avaliação de conjuntura e das ações política desenvolvidas nos últimos meses pelos ANDES-SN e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e discutiram a participação da ADUFCG nas atividades que ainda ocorrerão em 2023, em Brasilia-DF, como a semana nacional de mobilização dos servidores públicos federais (11 a 15/12), a reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, no dia 16/12, e a próxima reunião da mesa nacional de negociação permanente/MNNP do Fonasefe com o Governo, agendada para 18/12.

Congresso do ANDES
Na assembleia, as/os docentes também escolheram a delegação da Seção Sindical ao 42º Congresso do ANDES-SN (Fortaleza(CE), de 26 de fevereiro a 01 de março de 2024, de cujo tema central será “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. O Congresso será organizado pela ADUFC/ANDES-SN e ocorrerá no Campus do PICI da UFC.
A assembleia definiu que a delegação da base sindical ao 42º Congresso será composta por cinco delegadas(os) e quatro observadoras(es). E também aprovou que das 05 vagas disponibilizadas para as/os delegadas/os, duas seriam destinadas às(aos) sindicalizadas/os dos campi de Sousa e Sumé. Será acrescida a essa delegação de base a professora Lucianna Gama na condição de delegada da diretoria da ADUFCG.
A mesa diretora da assembleia abriu um espaço temporal para inscrição e respectiva apresentação de candidaturas antes do procedimento de votação, respeitada a referida “reserva de vagas” para os campi de Sousa e Sumé. Em seguida, foi procedida a votação que resultou na seguinte apuração das candidaturas eleitas, em ordem alfabética e por campus da base sindical: a) delegadas(os) – Amauri Fragoso, Luciano Mendonça e Marinalva Vilar (campus Campina Grande), Ranoel Gonçalves e Rubasmate de Sousa (respectivamente, campi Sumé e Sousa); b) observadores(as) – Antonio Gláucio, Gonzalo Rojas, Rosildo Brito (campus Campina Grande) e Sônia Ferreira (campus Sumé).
Encaminhamentos
Os encaminhamentos definidos na assembleia geral, são indicados a seguir: a) atividades de representação da ADUFCG, em Brasilia, – composta pelos professores Antonio Glaucio, com direito a voz e voto, e Luciano Queiróz, com direito a voz – na semana de mobilização dias 14 e 15/12; na reunião do Setor das IFES, em 16/12 e na vigília da reunião da mesa nacional de negociação permanente/MNNP do Fonasefe com o Governo, agendada para 18/12; b) moção “contra o genocídio na Palestina”, pelo “cessar fogo imediato”, pela “imediata retirada das tropas de Israel da Palestina” e pela “ruptura das relações Brasil-Israel”; c) moção de repúdio à gestão do Governo Tarcisio de Freitas; d) moção de apoio à libertação dos presos políticos que participaram das manifestações contra as iniciativas de privatização.
Também foi aprovada uma consulta da diretoria da ADUFCG a assessoria jurídica sobre como a entidade poderá atuar para questionar a Reitoria da UFCG pela autorização à Prefeitura de Campina Grande a demolir os prédios da universidade que abrigaram o Clube dos Estudantes Universitários – CEU e da Associação Campinense de Imprensa – ACI, na margem do Açúde Velho. “.

Fonte; ADUFCG – 11/12/2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora