A diretoria da ADUFCG deu posse ontem (11/09) a parte das/os novas/os integrantes do Conselho Deliberativo da entidade. Diversas unidades acadêmicas da universidade ainda estão em processo de escolha de seus representantes. As/os conselheiros terão um mandato até setembro de 2027. O órgão é uma das instâncias mais importantes da entidade, tendo um papel consultivo e fiscalizador dos atos da Diretoria.
Uma das primeiras ações das/os conselheiras/os e a escolha entre elas/es de um/a coordenador/a e um/a secretária/o, para encaminhar as deliberações que forem definidas pelas/os participantes.
Passaram a integrar o Conselho as/os professoras/es:Vimário Simões, Luciana Gama, Tony Herbert Freire, Maria Liege Ferreira, Antonio Gomes da Silva, Whashington de Farias, Jean Márcio Souza, Elvia Lane do Nascimento e Sostenes Carneiro Lopes, como titulares e Vicemário Simões, Luciano Mendonça, Gonzalo Rojas, Vânia Sueli Guimarães, Romero Damião, Tiago Iwasawa, como suplentes.
Segundo o regimento do sindicato, ao Conselho compete, formular política geral e específica da ADUFCG; elaborar os documentos básicos sobre problemas de interesse das/os associadas/os; elaborar junto com a Diretoria seu Regimento Interno, que deverá ser aprovado pela assembleia geral e autorizar a aquisição de bens Ad referendum da assembleia geral;
Também é obrigação do Conselho analisar o orçamento anual e encaminhá-lo ao Conselho Fiscal para a devida apreciação; fiscalizar e dar parecer sobre a prestação de contas da Diretoria para ser
encaminhada ao Conselho Fiscal; dar parecer sobre os casos omissos no regimento, propondo as soluções alternativas, para encaminhá-las à assembleia geral, quando necessário.
Fonte: ADUFCG – 12/09/24