ADUFCG intensifica mobilização da categoria em todos os campi da universidade

9 de junho de 2022

A ADUFCG está intensificando as atividades de mobilização em todos os campi de sua base de atuação. A iniciativa faz parte da agenda pautada pela nova diretoria da entidade com o objetivo de retomar o trabalho presencial de mobilização e discussão com a categoria e o estreitamento dos laços com as secretarias adjuntas.
O trabalho também inclui a discussão da pauta dos servidores públicos federais, com o reajuste emergencial de 19,99%, assim como a derrubada da Emenda Constitucional 95, que limita o teto de gastos, e o arquivamento da PEC 32, da reforma administrativa.

CUITÉ
Na terça-feira (07/06), a diretoria contatou os docentes do campus de Cuité, no turno da manhã, ouvindo suas demandas e convidando a todos para uma reunião a tarde, no auditório do Centro. Os diretores informaram sobre a pauta dos SPF e discutiu-se sobre questões relativas às condições de trabalho e de estudo e o retorno presencial seguro às atividades nas IFES.
Também foram levantadas as demandas locais dos docentes, apontando-se a importância de uma discussão sistemática com a presença da diretoria naquela secretaria adjunta. Houve uma boa receptividade e acolhida dos(as) professore(a)s para com a diretoria e a reivindicação de periodicidade desse tipo de atividades no Campus, inclusive envolvendo outras categorias. Uma nova reunião com a categoria ficou prevista para o dia 22/6.
CCBS
No mesmo dia 7, a diretoria também se fez representar no CCBS, onde participou da reunião conjunta do CEPE/CONSAD, ocasião em que interagiu com a categoria ali presente, partilhando as pautas atuais do movimento docente, especialmente no que tange às condições de trabalho e ao retorno presencial seguro, cortes de verbas no orçamento das IFES, dentre outros. Além disso, os diretores presentes convidaram os sindicalizados a participarem da festa junina da ADUFCG, a se realizar no próximo dia 17/06.
POMBAL E SOUSA
Na quarta-feira, dia 8/06, dando sequência ao trabalho de mobilização nos campi fora de sede, diretores foram ao campus de Pombal, onde puderam retomar o diálogo com a categoria docente, apresentando alguns pontos da pauta sindical, articulando uma agenda de visitas e a organização da eleição para secretaria adjunta. Houve boa receptividade e acolhida por parte dos docentes presentes, assim como assumiu-se o compromisso de uma próxima visita ainda no mês de junho com vistas a discussão sobre a pauta nacional e as condições de trabalho na UFCG.
Do mesmo modo foi a visita ao Campus de Sousa, onde a diretoria foi convidada a participar de uma atividade de confraternização no próximo dia 21/6, oportunidade em que poderá dialogar diretamente com os docentes dos 4 cursos que compõem as duas unidades acadêmicas do Centro.
Nessas visitas, a diretoria iniciou uma campanha visual de denúncia sobre os cortes orçamentários, falta de condições de trabalho, de retorno seguro ao trabalho, de apoio a permanência estudantil, dentre outras expressões da intervenção do governo nas IFES, e na UFCG em particular. Com essa Campanha, Cartazes e Faixas foram afixadas nos diferentes Centros, no intuito de chamar a atenção da categoria para a difícil situação em que a instituição se encontra.
O intuito da diretoria é mostrar para a comunidade acadêmica que não há outra alternativa que não a resistência, a recuperação de capacidade de indignação e de luta coletiva, sendo o sindicato local propício, autônomo e adequado para que essas lutas sejam articuladas e encaminhadas.

De mãos dadas, superaremos todas as crises e venceremos nossas lutas!

Fonte: ADUFCG – 09/06/2022

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora