ADUFCG participa de audiência com Reitoria e inicia discussão sobre implementação de sentenças judiciais sobre progressões e auxílio transporte

18 de abril de 2023

A diretoria da ADUFCG participou ontem (17/04) de uma audiência com o reitor da UFCG Antônio Fernandes, com o objetivo de discutir formas de implementação das decisões judiciais favoráveis ao sindicato nos processos sobre progressões e o auxilio transporte, que estão em fase de execução. A Reitoria informou que não tem interesse de prejudicar nenhum docente e que ao tomar conhecimento das sentenças buscará maneiras de cumprir as determinações.

O primeiro ponto da pauta foi a discussão sobre a sentença favorável a ADUFCG numa ação que busca obrigar a UFCG a modificar seu entendimento em relação ao período em que o docente tem direito a progressão. Nos últimos anos, a instituição entende que ele começa após o posicionamento do colegiado da unidade, quando a lei determina que o direito ocorre a partir do momento que o/a professor/a cumpriu o interstício.

Na ação movida pela ADUFCG a universidade não recorreu e a partir de agora o sindicato buscará a execução da sentença o mais rápido possível.

O segundo ponto de pauta foi a sentença favorável a outra ação movida pela ADUFCG para assegurar o pagamento do auxílio transporte aos docentes. A Reitoria voltou a demonstrar seu interesse em cumprir a determinação da justiça e apontou a necessidade de se estabelecer parâmetros para a definição dos valores a serem pagos aos professores/as e formas de implantação na folha.

Na audiência a ADUFCG também apresentou à Reitoria a necessidade regularizar a composição da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD da UFCG, que tem funcionado de forma irregular, sem os representantes docentes de cada centro da universidade, em conformidade com a resolução própria do Colegiado Pleno.

Outro questionamento da diretoria do Sindicato foi a urgente necessidade de se discutir com a comunidade universitária uma nova matriz orçamentária para a UFCG, já que a atual foi implantada em 2004 e desde então não passou por nenhuma revisão. A UFCG passou ao longo do tempo por transformações em sua dimensão e funcionamento, o que exige uma revisão transparente e democrática da sua realidade orçamentária.

Agenda

Uma nova audiência entre a diretoria do sindicato e a Reitoria foi agendada para o dia 22 de maio, com o objetivo de continuar as discussões com vistas ao cumprimento das sentenças judiciais sobre as progressões e o auxílio transporte.

Pela diretoria da ADUFCG participaram o presidente, Antônio Lisboa, a diretora cultural, Marinalva Vilar e o assessor jurídico, Paulo Guedes. Pela Reitoria participaram o reitor, Antônio Fernandes, a chefe de Gabinete, Giliara Gurgel, a secretária de Recursos Humanos Vilma Sudério, além Marília Leal (CLN) e Patrícia Chaves.

Fonte; ADUFCG – 18/04//2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora