
Os professores do Cariri Paraibano e das regiões do Sertão do Pajeú e do Sertão do Moxotó, no estado de Pernambuco, tem em 2025 a oportunidade de participar pela segunda vez de um curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola para atender a demanda por formação específica em Educação Quilombola. A iniciativa é do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA) da UFCG, com sua aula inaugural sendo realizada na tarde de sexta-feira (07/02).
A proposta é pioneira no Estado da Paraíba e em sua área de abrangência e o curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE / EDITAL Nº 23/2023).
O objetivo do curso é formar 70 professores quilombolas ou que atuem em escolas localizadas ou próximo de territórios quilombolas no curso superior de Licenciatura em Educação Escolar Quilombolas para atuação nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância.

O coordenador do curso, Valdonilson Barbosa, explicou que o evento de abertura da licenciatura teve um caráter histórico porque representou “um retorno ao projeto iniciado do CDSA, pois permitiu uma comunicação direta com comunidades quilomboLas do Cariri e do Sertão Paraibanos e também do Sertão do Moxotó, em Pernambuco”.
O professor explica que a licenciatura é uma possibilidade dos docentes que ensinam em comunidades quilombolas terem uma qualificação voltadas para elas, com uma educação sintonizada com as políticas nacionais atuais de fortalecimento da educação contextualizada, com é a quilombola.
A programação da abertura incluiu a realização de uma mística, com religiosidade afro, encontro de saberes quilombola: Artes da Resistência, apresentação cultural, jantar e mesa redonda sobre saberes ancestrais e educação quilombola.

A ADUFCG participou do evento, no Auditório do Campus de Sumé, através do diretor cultural, Rosildo Brito e da diretora suplente, Luciana Leandro.
Fonte: ADUFCG – 10/02/2025