
A Adufcg participou do Encontro Regional Nordeste 2, pós-43º Congresso e pré-68º CONAD do ANDES-SN, ocorrido nos dias 04 e 05 de julho, no campus da UFRN, na cidade de Natal. O evento foi organizado pela SRNE II e sediado e organizado pelo Coletivo Democratiza UFRN.
O encontro contou com a participação de representantes de várias seções sindicais da região nordeste, os quais discutiram dois importantes temas para toda a categoria docente. O primeiro debate, na sexta-feira (04/07), teve como tema: “Movimento Docente e Carreira: o 15º CONAD Extraordinário e a perspectiva histórica dessa construção” e foi apresentado pelos docentes Alexandre Galvão e Jeniffer Webb (Coordenação do GT Carreira do ANDES-SN) .
Na ocasião, foi feito um retrospecto histórico da luta pela construção do plano de carreira único, com destaque para os avanços alcançados e que serão novamente discutidos no próximo CONAD, a ser realizado no período de 11 a 13 de julho. O debate focou nos principais aspectos de construção da implementação de um plano de carreira único para docentes das instituições públicas de ensino superior, educação básica e profissional e tecnológica em todo o Brasil, a exemplo da criação de uma carreira única do magistério federal, substituindo as carreiras existentes, o regime de trabalho proposto de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva (DE), permitindo regimes de 20 horas em casos específicos.

Além disso, também foi discutida a reestruturação da carreira em níveis remuneratórios com um adicional de 210% sobre o piso para quem está em regime de Dedicação Exclusiva, e a definição do piso salarial para a carreira docente, uma reivindicação antiga.
A programação do encontro, prosseguiu no sábado, com um debate sobre a “Conjuntura e Movimento Docente: enfrentamento aos ataques na educação pública e a luta pela reversão das restrições orçamentárias”. O tema foi explanado pela encarregatura de Relações Sindicais, Raquel Dias que fez uma análise sobre a atual conjuntura política do país e as campanhas e lutas traçadas pelo ANDES e outras entidades representativas mediante o quadro de ataques feitos contra os servidores e serviço públicos e, de maneira particular, contra as universidades públicas.
Ao final da exposição, foi promovido um debate com os participantes acerca da necessidade do avanço nas frentes de lutas, com atenção especial para as questões da reforma administrativa e o corte de orçamento das IFES, além de outras mais que estarão sendo também discutidas no 68º CONAD.

Para a presidente da ADUFCG, Marinalva Vilar, a participação no Encontro Regional Nordeste 2 foi mais um momento importante a mobilização e organização das lutas que vem sendo traçadas pelo ANDES-SN, e das quais a ADUFCG, tem sempre buscado dar sua contribuição. “Saímos daqui ainda mais conscientes da necessidade de união das AD´s em torno da defesa das IFES, da democracia e do serviço público que vem sendo duramente atacados pela política neoliberal que avança no campo da educação superior”, destacou. Além dela, a ADUFCG se fez representada pelos diretores Rosildo Brito e Rubasmate dos Santos.
O evento foi encerrado na tarde do sábado pelo secretário da regional Nordeste II, Josevaldo Cunha, um dos encarregados da organização do evento e que, encerrou o encontro, logo após a apreciação das resoluções do 43º Congresso.
Fotos: ADUFCG
Fonte: ADUFCG – 08/07/2025