Assembleia aprova prestação de contas da mobilização e greve e nota de repúdio a dossiê

24 de julho de 2024

As contas das atividades de mobilização durante a campanha salarial 2024 e da greve da categoria foram avaliadas e aprovadas pela assembleia geral da ADUFCG de ontem (23/07), que também aprovou a divulgação de uma nota de repúdio a um dossiê com calúnias contra a entidade e docentes da UFCG, além da cobrança da discussão do documento no Colegiado Pleno da universidade. A assembleia também suspendeu o estado de assembleia permanente e a utilização do fundo de greve e mobilização da entidade.
Na avaliação de conjuntura e movimento docente professoras/es realizaram várias avaliações sobre os desdobramentos da última greve docente, incluindo as consequências da definição do calendário acadêmico do semestre 2024.1 da UFCG.

Também foram pautadas discussões sobre a necessidade de direcionar, neste momento, as ações e atividades do sindicato para o aprofundamento do debate sobre a pauta local, com temas como: reestruturação da carreira, o processo eleitoral de escolha dos/as próximas/es reitor/a e vice-reitor/a da UFCG, as demandas das/os professoras/es nas unidades acadêmicas.

Contas
Em seguida, a diretoria da ADUFCG apresentou uma detalhada prestação de contas das ações de mobilização da campanha salarial 2024 e da greve da categoria, incluindo a utilização do Fundo de Mobilização e Greve. Também foi apresentada a prestação de contas das últimas reformas e manutenções promovidas na sede social da entidade. Todas informações estão disponível para consulta na Secretaria do sindicato.
Dossiê
A discussão de um dossiê com calúnias contra a entidade e docentes da UFCG, que circula na comunidade acadêmica desde 2023, foi um outro ponto de pauta bastante debatido pelas/os participantes da assembleia. Todas/os consideraram o documento criminoso e um instrumento do ataque sofrido pela democracia na universidade, que culminou com a posse dos interventores na gestão da instituição.

A deliberação da assembleia foi pela produção e divulgação de uma nota de repúdio e de vários materiais para as redes sociais sobre o documento e a sua utilização, como também a realização de cobrança à gestão da instituição, para que paute uma discussão sobre o tema no Colegiado Pleno.

Encaminhamentos
No ponto de pauta de encaminhamentos, a assembleia aprovou a prestação de contas da mobilização e da greve e também a suspensão do estado de assembleia permanente e da utilização do fundo de mobilização e greve.

Sobre o processo eleitoral para as/os próximas/os reitor/a e vice-reitor/a da UFCG, a assembleia decidiu que a ADUFCG deve participar das próximas reuniões do Colegiado Pleno da instituição, para reafirmar sua posição histórica de defesa da paridade eleitoral entre os segmentos e para cobrar da implantação para comissão que organizará a próxima consulta eleitoral.
Outro encaminhamento aprovado foi de denúncia a forma como o calendário acadêmico 2024.1 foi organizado pela gestão, não contemplando 100 dias letivos, como determina a legislação, e incluindo o período de realização da greve das/os docentes e das/os servidores técnicas/os.

Fotos: ASCOM ADUFCG

Fonte: ADUFCG – 24/07/2024