Assembleia da ADUFCG aprova proposta de reajuste salarial emergencial

15 de março de 2023

Os/as professores/as da UFCG aprovaram na assembleia geral extraordinária da ADUFCG, hoje pela manhã (15/03), a proposta de reajuste salarial emergencial de 9% a partir de 1º de maio apresentada pelo Governo Federal. A decisão também está condicionada ao Governo cumprir várias condições para sua aplicação. A deliberação da categoria será apresentada durante a reunião do setor das IFES do ANDES-SN, amanhã (16/03), em Brasília.

Entre as condições da aprovação da proposta do governo pelos/as docentes estão a garantia de paridade entre ativos e aposentados na sua aplicação, e a incorporação dos R$ 200 propostos pelo governo para um reajuste do vale-alimentação para aumento do reajuste emergencial dos salários e assim também beneficiar os/as aposentados/as.

Outra condição para a aprovação da proposta é o reconhecimento das perdas salariais históricas dos servidores federais por parte do governo e a implantação das mesas setoriais para discussão da reestruturação da carreira docente, como também para discutir a possibilidade de escalonamento dos salários nos próximos anos e aumentos lineares.

Os/as docentes da UFCG também aprovaram a indicação para a reunião do setor das IFES da construção de um calendário de mobilização, tomando por base as propostas apresentadas na mesa de negociação.

Moção

Na assembleia de hoje os/as docentes aprovaram por unanimidade uma moção exigindo que a Reitoria da UFCG retome as reuniões presenciais do colegiado pleno e das câmaras superiores. A alegação da gestão é que as reuniões continuam no formato virtual, por falta de recursos para custear diárias dos integrantes dos campi fora de sede.

Na assembleia de hoje também participaram de forma presencial descentralizada dos campi de Sumé, Sousa e Cuité.

Fonte: ADUFCG – 15/03/2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora