Assembleia da ADUFCG decide pela intensificação da luta por recomposição salarial e aprova contas da reforma da sede

14 de setembro de 2023

Os/as professores/as das instituições federais de ensino superior devem continuar e intensificar a luta para garantir uma recomposição salarial em 2024. Esta foi a posição definida na assembleia geral da Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG, realizada hoje (14/09) pela manhã, de forma descentralizada nos campus de Campina Grande, Sumé e Sousa. A assembleia também aprovou a prestação de contas da reforma da sede administrativa e decidiu continuar as ações para a estruturação das secretarias adjuntas.
O primeiro ponto de pauta discutido na assembleia foi a apreciação da reforma da sede administrativa do sindicato. Nele a diretoria apresentou um relato detalhado da situação em que o prédio se encontrava antes das obras, depois de quase 30 anos de implantação, e de todas as ações de recuperação e ampliação desenvolvidas entre o final do ano de 2022 e junho deste ano.

Em seguida, a diretoria apresentou os valores aplicados no custeio das obras de reforma e suas fontes. A previsão inicial foi de um custo total de R$ 330 mil, mas o investimento final terminou em R$ 650 mil, devido às precárias condições da estrutura física que foram sendo constatadas a medida em que os serviços foram ocorrendo.
A prestação de contas da reforma também incluiu a divulgação de todas as fontes dos recursos financeiros empregados na obra e os gastos com a renovação do mobiliário do sindicato, compra de novos equipamentos e eletrodomésticos e a implantação de um sistema de geração de energia solar . O detalhamento de todos os gastos, em breve, estará disponível para a consulta dos/as filiados/as na Secretaria da ADUFCG.
Conjuntura e campanha 2024
No ponto de pauta que avaliou a conjuntura política, a diretoria fez uma relato da atual situação da Campanha salarial 2024 e apresentou um calendário de atividades que o Fonasefe, o Fonacate e as Centrais sindicais elaboraram para continuar a luta dos servidores públicos federais para garantir uma reposição salarial no orçamento do próximo ano, pela continuidade da Mesa Nacional de Negociação Permanente e pelo arquivamento definitivo da PEC da Reforma Administrativa (PEC 32).

Os/as docentes presentes a assembleia decidiram encaminhar como sugestão a diretoria do ANDES-SN que ela adote estratégias, envolvendo não apenas os docentes mas também o conjunto dos servidores federais, para o enfrentamento dos desafios políticos da campanha salarial 2024.
Outra sugestão para a diretoria do ANDES-SN aprovada na assembleia foi da convocação imediata do setor das IFES para a avaliação da campanha salarial e a definição de atividades dentro do atual cenário político.
Plenária e Encontro SR NE II
Durante a assembleia também foi informada a participação da ADUFCG no Encontro da Secretaria Regional NE II, nos dias 15 e 16/09, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN), na UFERSA, na cidade de Mossoró. A delegação da ADUFCG será integrada pelos diretores da entidade Severino Lima e Valdonilson Barbosa, além do professor Ranoel Gonçalves.

Também foram convocados/as todos/as os/as professores/as da UFCG a participarem da plenária do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual o ANDES-SN faz parte, no próximo sábado (16) para a construção de um calendário de lutas da Campanha Salarial Unificada dos SPF´s 2024 e uma discussão sobre os impactos da proposta de Lei Orçamentária do próximo ano para os servidores. A atividade acontecerá de forma híbrida, presencial em Brasília (DF) e com acesso pela internet para quem não puder se deslocar para a capital federal. Link para participação remota. Link para participação remota

Leia Mais:

Assembleia da ADUFCG indica radicalização da luta para ANDES-SN e Fonasefe e aprova estado de assembleia permanente

Fonte: ADUFCG – 14/09/2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora