Assembleia da ADUFCG avalia campanha salarial e inicia discussão do processo eleitoral para nova diretoria (2024-2026).

23 de fevereiro de 2024

As/os professoras/es da UFCG participaram nesta quinta-feira (22/02) da mobilização do Dia Nacional de Luta pela Educação com a realização de uma panfletagem, um café da manhã e uma assembleia geral da ADUFCG, onde avaliaram a Campanha salarial 2024 e iniciaram as discussões para a organização do processo eleitoral para escolha da próxima diretoria. A assembleia ocorreu de forma descentralizada, com professores dos campi de Campina Grande e Sousa.
No ponto de pauta de informes, a diretoria repassou informações do Dia Nacional de Luta pela Educação e da realização, em Brasília, de mais uma rodada de negociações sobre as carreiras, com o objetivo pressionar o governo federal a avançar no processo de reestruturação das carreiras.

Durante os informes também foi apresentado um pedido, assinado por várias/os filiadas/os, para a divulgação da prestação de contas da reforma da sede administrativa do sindicato, que foi apresentada numa assembleia geral realizada em 2023. A diretoria se comprometeu a disponibilizar, em breve, toda documentação.

Campanha 2024
Durante a análise de conjuntura as/os docentes avaliaram o contexto da realização da campanha salarial 2024 e suas repercussões, incluindo as atuais condições de funcionamento da UFCG, com a crescente evasão de alunos em todos os campi, precárias condições de permanência estudantil e de infra-estrutura em muitos setores.

Já no ponto de pauta sobre campanha salarial 2024, diversas/os professoras/es avaliaram o cenário político do país e as possibilidades do Governo Federal atender ou não as reivindicações das diversas categorias de servidores, organizadas no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe e no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate.
As/os docentes realizaram críticas à proposta salarial do Governo Federal, de reajuste zero em 2024, e aplicação de reposiçães em 2025 e 2026, como também à contra-proposta apresentada pelos Fóruns das entidades.

Eleição
No ponto de pauta sobre a eleição da próxima diretoria da ADUFCG (2024-2026), foi apresentada uma proposta de calendário eleitoral e o nome do Professor Raimundo Freire como representante da Diretoria para compor a Comissão Eleitoral, sendo suplente a Professora Lucianna Gama. A Assembleia não apresentou mais dois candidatos para compor, assim, a Comissão Eleitoral.

Denúncia
Durante a assembleia os professores Amauri Fragoso e Luciano Mendonça encaminharam ao sindicato, e pediram um posicionamento da diretoria, o dossiê “Sintese de uma breve sequência de fatos e ações políticas que mantém esses grupos da militância sindicalista no poder” que está circulando na comunidade universitária “, que está circulando na comunidade acadêmica da UFCG.
A plenária acatou a proposta da diretoria de realizar, o mais breve possível, uma assembleia para discutir o material, seu conteúdo e as consequências políticas de sua produção e circulação.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora