
A assembleia geral da ADUFCG iniciou nesta quarta-feira (11/06) o debate para definir as regras do sindicato para a participação de filiadas/os nos eventos deliberativos do ANDES-SN. A iniciativa atendeu a uma demanda da categoria com o objetivo de aumentar a participação nas deliberações da entidade e tornar as escolhas mais democráticas.
A proposta para o estabelecimento de regras foi apresentada pela diretoria, em forma de texto de resolução, e foi avaliada por várias/os filiadas/os.



Diante do surgimento de questionamentos que o texto pode estar em desacordo com o estatuto do ANDES-SN, em alguns trechos, a assembleia decidiu suspender o debate e encaminhar todo conteúdo para assessoria jurídica da ADUFCG emitir um posicionamento sobre o tema. O debate será retomado na próxima assembleia da entidade.

68º CONAD
Na assembleia de hoje os participantes definiram a delegação da ADUFCG no 68º CONAD do ANDES-SN, que ocorrerá no período de 11 a 13 de julho , em Manaus (AM), com organização da Associação dos Docentes da Ufam (Adua-Seção Sindical do ANDES-SN), tendo como tema central: “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”.
Foram escolhidos em votação para a delegação: a presidente da ADUFCG, Marinalva Vilar (delegada) e como observadores os professoras: Luan Oliveira (campus de Sumé), Luciana Gama , Luciano Queiroz, Elisangela Porto e Rubasmate dos Santos. Como suplentes foram escolhidos os professores Gonzalo Rojas e Antonio Gláucio

Contribuição
Também foi deliberado na assembleia a divulgação de um convite à categoria, para que todas/os filiadas/os repassem à ADUFCG a diferença nas suas contribuições que não foi descontada no retroativo da reposição salarial de 9% (Janeiro a março/2025), pago pelo governo federal no mês de abril.
Sede Social
No ponto da pauta de informes a diretoria repassou informações sobre a continuidade da implantação de melhorias na sede social da entidade e sua importância para o aumento do número de filiados e sua manuntenção. Uma das iniciativas com este objetivo é a disponibilidade de pernoite no local para as/os faliadas/os.
Fonte;ADUFCG – 12/06/2025