Assembleia da ADUFCG indica intensificação das ações contra a destruição da previdência e em defesa da educação pública

20 de junho de 2019

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande – ADUFCG intensificará a luta contra a proposta de destruição da previdência (PEC 06/2019) e a mobilização em defesa da educação pública. Estas foram duas das principais deliberações da assembleia geral dos professores da UFCG, realizada nesta quarta-feira, dia 19 de junho. A entidade também ampliará as ações de mobilização junto à base, principalmente com atividades culturais e de formação política.
As deliberações foram resultado de um intenso debate sobre a conjuntura política atual. O debate incluiu também a avaliação da Greve Geral do dia 14 de junho, contra a destruição da previdência, e das manifestações dos dias 15 e 30 de maio, contra os cortes de verbas do Governo Federal em todos os níveis da educação pública. Os professores presentes avaliaram que é necessário intensificar a mobilização e construir maior unidade em torno dessas pautas de luta.
Os professore(a)s também defenderam que a continuidade da luta contra a r(d)eforma da previdência exigirá cobrar das centrais sindicais a manutenção do estado de mobilização, evitando que a classe trabalhadora seja enganada com a proposta de conciliação sobre o texto da PEC 06/2019 que tramita na comissão especial que trata da Reforma da Previdência no Congresso Nacional.


Universidade
A luta em defesa da educação pública e, em especial, da universidade e da UFCG, continuará norteando as próximas ações da ADUFCG. A assembleia aprovou a formação de uma comissão para a elaboração de materiais para reforçar a mobilização dentro e fora da Universidade, ressaltando a importância dos conhecimentos, pesquisas e projetos da UFCG para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Campina Grande e para todo o Estado da Paraíba.
Em defesa da Autonomia
A assembleia também aprovou a publicação de uma nota em defesa da autonomia universitária e de repúdio às nomeações do presidente da república de uma interventora na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e de professores para os cargos de reitores, que foram derrotados nas consultas eleitorais, na Universidade Federal do Triangulo Mineiro e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.
CONAD
Os professores presentes aprovaram a indicaçao do nome do professor José Irelânio como delegado da ADUFCG no 64º CONAD do ANDES-SN. Houve consenso entre os professores presentes de que o CONAD será um momento importante para atualizar e reforçar o plano de lutas do ANDES – Sindicato Nacional.
Outros encaminhamentos
Um importante ponto incluído no início da AG em Campina Grande foi a necessidade de mandarmos representação para o congresso da Central Sindical CSP-Conlutas, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de agosto em São Paulo. A assembleia aprovou os nomes dos professores Amauri Fragoso e Gonzalo Rojas para representarem a ADUFCG nesse importante evento.
Em relação ao ponto sobre a colaboração com o Departamento Intersindical de Estudos Socio-Econômicos (DIEESE), foram explicadas as dificuldades pelas quais essa importante entidade vem passando, devido aos ataque que o governo tem realizado no sentido de inviabilizar o financiamento dos sindicatos. A assembleia considerou a importância política de colaborar para a manutençao dos trabalhos do DIEESE, na produçao de dados para o fortalecimento das nossas lutas, aprovando uma contribuição mensal até o final do ano de 2019 e o encaminhamento da proposta de filiaçao para análise do Conselho Deliberativo e Fiscal da ADUFCG.


Jurídico
Ao final da assembleia, a assessoria jurídica da ADUFCG apresentou informes sobre as principais demandas judiciais da entidade: recentemente conseguiu-se uma liminar que obriga a União e a UFCG a reestabelecerem o pagamento dos benefícios que foram cortados dos colegas aposentados desde o início de 2019; tratou-se também sobre a importância de intensificar a luta pelo direito à progressão e promoção docente e fez-se alguns esclarecimentos acerca do andamento da Ação dos 3,17%.

Fonte: ADUFCG – 20/06/2019

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora