Assembleia da ADUFCG rejeita, neste momento, proposta de indicativo de greve

20 de março de 2024

A assembleia geral da Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG rejeitou hoje (20/03) a proposta de indicativo de greve do ANDES-SN. 53 professoras/es votaram contra, 43 a favor e 01 se absteve. A assembleia ocorreu de forma descentralizada nos campi de Campina Grande, Cuité, Sousa e Sumé. A deliberação será apresentada numa reunião do sindicato nacional nesta sexta-feira (22/03), em Brasília, que fará uma avaliação da posição da categoria em nível nacional e encaminhará o resultado à base.

A proposta de construção da paralisação foi uma deliberação aprovada no 42º Congresso do sindicato nacional da categoria, o ANDES-SN, e é resultado da ausência de resposta do governo à contraproposta de reposição salarial e a falta de avanço nas negociações de outras pautas das/os docentes, como reestruturação da carreira e a revogação de medidas contra as/os servidoras/es implantadas no Governo Bolsonaro.

A votação sobre o indicativo de greve ocorreu no ponto de pauta que combinou avaliação da conjuntura com a proposta de paralisação indicada pela direção do ANDES-SN. Neste momento, vários professores avaliaram que sem a greve a categoria e o setor da educação federal não terá força política para forçar o governo federal a realizar uma negociação real que resultará no atendimento da pauta da categoria, enquanto outros docentes argumentaram que o sindicato deve intensificar a mobilização e continuar apostando no diálogo com o governo.

Na votação nos campi de Campina Grande, Sousa, Cuité e Sumé 53 docentes votaram contra o indicativo de greve, 43 favoráveis e 01 se absteve.

Eleição

No ponto de pauta sobre a Comissão Eleitoral, a diretoria apresentou informes sobre o calendário para a escolha da nova diretoria da ADUFCG (2024-2026) e consultou o plenário sobre indicações de integrantes para a Comissão Eleitoral. A assembleia ratificou os nomes dos professores Washington Farias e João de Lima Filho. Pela diretoria integram a Comissão Raimundo Freire, sendo suplente a Professora Lucianna Gama.

Fonte: ADUFCG – 20/03/2024

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora