Centrais Sindicais realizam protestos em todo o país nesta sexta-feira

6 de agosto de 2020

As 11 Centrais Sindicais, de forma unitária, fazem o Dia Nacional de Luta pela Vida e Emprego em todo o Brasil, na sexta-feira, 7 de agosto, no momento em que o país se aproxima da marca de 100 mil mortes por Covid-19.
Na Praça da Sé, às 12h, acontece o ato nacional, puxado pelas centrais, e uma ação ecumênica em homenagem aos brasileiros que perderam a vida nesta pandemia.
Nos 26 Estados e no DF, os sindicatos e estaduais das centrais realizarão ações, homenagens e protestos. Nos locais de trabalho, haverá paralisação de 100 minutos.

Campina Grande

Em Campina Grande o Comitê Municipal em Defesa dos Direitos dos(das) Trabalhadores(ras) e das Liberdades Democráticas realizará amanhã, a partir das 10h, na Praça da Bandeira, junto com centrais sindicais e movimentos sociais, um ato simbólico para marcar o protesto na cidade.
O 7 de agosto é alerta e denúncia das Centrais de que o Brasil deve chegar a 100 mil mortes em consequência da política desastrosa e negacionista do governo genocida de Bolsonaro. Por isso, defendem Fora Bolsonaro.
A programação das ações do 7 de Agosto em todo o País será divulgada nos sites e redes sociais das centrais, das suas estaduais e seus sindicatos. Serão respeitados todos os protocolos sanitários durante as manifestações. Novamente, a proposta é que sejam realizadas assembleias e mobilizações nas mais diversas categorias de trabalhadores em seus locais de trabalho ainda pela manhã e protestos e atos simbólicos ao longo do dia. Serão usadas as hashtags #7deagostolutapelavida #ForaBolsonaro. A CSP-Conlutas incluirá a #ForaBolsonaroEMourão.
Situação trágica
O Brasil se aproxima da trágica marca de 100 mil mortos pela Covid-19 e diante deste cenário assustador a postura do governo Bolsonaro e Mourão segue criminosa. Sob o comando interino do general do Exército Eduardo Pazuello, o Ministério da Saúde vem tendo uma atuação desastrosa e insuficiente. Menos de um terço do dinheiro disponível para o combate à pandemia foram investidos.
Ao mesmo tempo outra tragédia se abate sobre a classe trabalhadora e os mais pobres: sem haver um combate efetivo à pandemia, a crise econômica se agrava.
O desemprego é alarmante. De cada 10 trabalhadores em idade ativa (em condições de trabalhar), cinco estão fora do mercado de trabalho. Quem consegue trabalho, enfrenta condições cada vez mais precárias, a informalidade e as medidas provisórias de Bolsonaro que estão destruindo os direitos trabalhistas.
Os ataques ao meio ambiente, aos povos indígenas, aos quilombolas, à população pobre e negra que sofrem um genocídio nas periferias, favelas e ocupações, aos negros e negras, mulheres e LGBTs, também são outros crimes deste governo de ultradireita.
Fora Bolsonaro e Mourão, já!
A CSP-Conlutas novamente empenhará todos os esforços para a organização deste dia de luta, assim como fizemos no dia 10 de julho. Seguimos cobrando dos governos que decretem uma Quarentena Geral por 30 dias com renda digna para todos os trabalhadores, suspensão da dívida pública e Fora Bolsonaro e Mourão.

Fonte: CSP-CONLUTAS – 05/08/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora