Comando Local de Greve da ADUFCG pede suspensão de calendário acadêmico da UFCG

11 de junho de 2024

O Comando Local de Greve da ADUFCG reuniu-se hoje(11/06) a tarde o reitor Antônio Fernandes e sua equipe e solicitou a imediata suspensão do calendário acadêmico da UFCG, em decorrência da greve das/os docentes e das técnicas e técnicos administrativos, como também para evitar prejuízos para as/os estudantes e para o funcionamento de inúmeras atividades de graduação, extensão e pesquisa na instituição. A proposta está como pauta única da reunião do Colegiado Pleno da universidade, desta quinta-feira (13/06).

A proposta de suspensão do calendário acadêmico foi justificada por diversos integrantes do CLG da ADUFCG com o objetivo de evitar os prejuízos comuns da implantação de vários calendários em diferentes campi da universidade, já que na UFCG os campi de Cajazeiras, Patos, Sumé, Cuité, Campina Grande, Sousa e Pombal aderiram à greve das/os professoras/es federais em momentos diferentes.

Nas greves anteriores das/os professoras/es da UFCG, em 2012 e 2015, a suspensão do calendário acadêmico foi aprovada sem resistência pelos colegiados superiores da universidade. Inicialmente a reunião Colegiado Pleno ocorrerá de forma virtual com a justificativa de dificuldades de transporte para os conselheiros dos campi fora de sede e da ausência de funcionamento da secretaria do órgão, devido a greve das/os técnicas/os. A ADUFCG sugeriu um formato híbrido e descentralizado e a reitoria avaliará a proposta.

Exceção

Durante a reunião com a Reitoria, o Comando Local de Greve explicou que já estruturou uma Comissão de Exceção, para avaliar as atividades que são consideradas essenciais e excepcionais que pode continuar sendo executadas durante a greve e que os pedidos devem ser encaminhados por e-mail para a ADUFCG.

Frequência

No encontro o CLG também solicitou da Reitoria que encaminhe aos coordenadores das unidades acadêmicas orientações para inserir na frequência das/os professoras/es, a justificativa da realização da greve, como vem sendo realizado com a categoria dos técnicos/as administrativas/os, que se encontram em greve há 90 dias.

Reitoria

O reitor Antônio Fernandes informou ao CLG que já solicitou um posicionamento da Procuradoria da União na UFCG sobre a legalidade da proposta de suspensão do calendário acadêmico.

Orçamento

Seguindo uma orientação do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, o Comando Local de Greve solicitou informações sobre o impacto no orçamento da UFCG das medidas anunciadas ontem (10/06) pelo Governo Federal, com o objetivo de recompor os orçamentos as universidades federais e da realização de investimentos. A Reitoria se comprometeu a repassar informações assim que for informada de todos os detalhes da iniciativa.

Fonte: ADUFCG – 11/06/2024

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora