Denúncia – Guaraves e Alpargatas de CG na mira da Covid-19

19 de maio de 2020

Empresas têm vários trabalhadores com suspeita de coronavírus
Redação BdF – PB
Brasil de Fato | João Pessoa (PB) | 19 de Maio de 2020 às 14:55


Durante a pandemia, muitos trabalhadores brasileiros estão enfrentados o dilema de ter que escolher entre a vida e o emprego. O medo do desemprego faz calar as vozes que suplicam por ajuda.
Na Paraíba, diversos casos de denúncias anônimas têm chegado às redes sociais, aos meios de comunicação e ao Ministério Público.

Foi o caso de comerciários que foram obrigados a se ajoelharem pedindo a reabertura do Comércio.
https://www.brasildefatopb.com.br/2020/04/28/comerciarios-sao-obrigados-a-se-ajoelhar-pedindo-reabertura-do-comercio-em-cg
E da empresa de fabricação de calçados, a Alpargatas de Campina Grande.
https://www.brasildefatopb.com.br/2020/05/14/funcionarios-da-alpargatas-denunciam-adoecimento-por-coronavirus-em-fabrica-de-cg

Guaraves
Nesta terça (19), a empresa Guaraves,indústria de aves, localizada em Guarabira, foi interditada por apresentar diversos casos de funcionários com confirmação por Covid-19, exatamente 49 funcionários. Na indústria existem 1.200 trabalhadores. Cerca de 200 trabalhares foram testados para o vírus e 49 deles estavam contaminados.
Nesta segunda (18), fiscais do trabalho foram até a Guaraves e resolveram interditar a empresa por estar descumprindo normas de proteção exigidas por causa da pandemia pelo novo coronavírus. “Um empregado contaminado tem potencial para contaminar diversos outros trabalhadores e seus contactantes. Nesse sentido, não podemos deixar de exigir, com maior rigor ainda, o cumprimento das normas de proteção adequadas”, afirmou Ana Mércia Vieira Fernandes, chefe da SST da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba.
A fiscalização constatou que os trabalhadores não estavam utilizando os equipamentos de proteção individual necessários à segurança exigida para o momento. “A empresa não estava adotando algumas regras de higienização recomendadas, bem como faltavam aspectos básicos de cumprimento do distanciamento necessário entre os trabalhadores, na atividade”, afirmou o auditor fiscal do Trabalho, Nei Alexandre.
Essa situação foi relatada no dia 6 de maio pelo BdF-PB. https://www.brasildefatopb.com.br/2020/05/06/guarabira-fecha-comercio-apos-pressao-da-populacao-e-recomendacao-do-mp

Alpargatas
Nessa terça (19), um protesto foi organizado em frente a sede da Alpargatas em Campina Grande, denunciando o fato de muitos funcionários estarem apresentando sintomas da Covid-19. Confira:
O protesto foi organizado pelo Comitê em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e das Liberdades Democráticas e exige que a vida seja colocada acima do lucro e que a Alpargatas feche as portas para proteger seus trabalhadores, que são a base da produção de seus artigos.

Edição: Heloisa de Sousa

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora