Há um ano milhares tomavam ruas contra os ataques à educação e a reforma da previdência

15 de maio de 2020

Há um ano, no dia 15 de maio, milhares de estudantes, pais de alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UFCG, da UEPB e do Instituto Federal de Educação – IFPB ocuparam algumas das principais ruas de Campina Grande na Greve Nacional da Educação, contra os ataques à educação pública promovidas pelo Governo Bolsonaro.
A greve foi convocada como resposta aos ataques à educação, que incluíram o contingenciamento de 30% dos orçamentos das universidades e institutos federais, o corte de bolsas de graduação e pós-graduação, as tentativas de criminalização dos professores com várias declarações públicas do ministro da educação, Abraham Weintraub, incentivando a filmagem de docentes em sala de aula, e acusações que a categoria promovia “balburdia”, além da rejeição a proposta de reforma da previdência pública.
A ADUFCG foi uma das principais entidades na articulação da Greve na Paraíba, seguindo orientações do ANDES-SN e do calendário de Lutas aprovado no III Encontro Nacional de Educação (ENE). Sua participação foi aprovada numa massiva assembleia geral de sua base, no dia 09 de maio.


A principal atividade em Campina Grande foi a realização de uma marcha que teve como ponto de concentração o portal principal de entrada para o campus da UFCG. De lá, os manifestantes percorreram ruas do Conjunto dos Professores, Bela Vista, Prata e chegaram ao Centro, lotando a Rua João Pessoa. Em seguida, marcharam pelas principais ruas da área, paralisando o trânsito na Avenida Floriano Peixoto e encerrando o ato na Praça da Bandeira.
Greve
A realização da Greve Nacional da Educação na UFCG foi precedida por um ato público no dia 14 de maio, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, pela manhã, e de uma plenária conjunta de professores, estudantes e técnico-administrativos da UFCG, na praça do Bloco BC, no Centro de Humanidades.
Campi fora de sede

Ato público levou milhares de pessoas às ruas de Sousa
Protestos ocorreram também na cidade de Cuité


Além de Campina Grande, a ADUFCG também participou de atos e manifestações da Greve Nacional da Educação nas cidades de Cuité e Sousa, através de suas secretarias adjuntas.

Fonte: ADUFCG – 15/05/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora