Interventores da Reitoria impedem protesto de professores, estudantes e técnicos durante visita de ministro da educação na UFCG

7 de dezembro de 2021

Seguranças privados contratados para a garantir o patrimônio da UFCG foram utilizados pela Reitoria da UFCG para impedir a realização de um protesto de estudantes, professores e técnico-administrativos na quinta-feira passada (02/12), durante a visita do ministro da educação, Milton Ribeiro, ao campus de Campina Grande, para inaugurar o Centro de Eventos da instituição.

Funcionários a serviço da Reitoria justificaram o bloqueio dos manifestantes com a alegação que a solenidade exigia um credenciamento para o acesso, embora nenhuma iniciativa para isso tenha sido divulgada pela gestão da UFCG nos dias anteriores.

Os professores e estudantes alegaram que a solenidade era uma atividade pública num órgão público e, portanto, aberta ao público, mas os seguranças e seus coordenadores mantiveram o bloqueio, atuando de forma semelhante a uma força policial, inclusive com o uso da força para impedir a passagem e chegando a agredir fisicamente alguns manifestantes.

A presença exagerada de seguranças na quinta-feira era notada já na entrada principal do campus, com todos os veículos sendo parados e seus ocupantes sendo questionados em relação a seu destino dentro da instituição.

Protesto

A manifestação de militantes da ADUFCG, ANDES-SN, do DCE-UFCG, representantes da diretoria do ANDES-SN e técnico-administrativos começou por volta das 15h, na entrada principal da universidade. Por volta das 16h, os manifestantes entraram no campus e foram até a entrada do Centro de Evento por uma passarela entre a Reitoria e o Ginásio de Esportes, quando foram barrados por seguranças privados.

Os manifestantes protestaram contra a presença do ministro da educação no campus da UFCG, denunciando que Milton Ribeiro representa o Governo Federal que promoveu a intervenção na universidade, junto com os atuais reitor e vice-reitor, que assumiram os cargos por indicação do presidente, mesmo sendo derrotados na consulta eleitoral.

Segurança

A utilização de seguranças privados para tentar impedir manifestações contrárias da comunidade acadêmica pela Reitoria da UFCG na quinta-feira passada, seguiu o mesmo padrão utilizado pela gestão anterior, durante a visita do ministro da ciência e tecnologia, Marcos Pontes, em 2019.

Naquela ocasião, dezenas de seguranças foram colocados na entrada do Centro de Extensão para impedir a entrada dos manifestantes. Eles só foram liberados a participar da solenidade quando que o ministro já tinha desistido de participar do encontro com a comunidade universitária, deixando apenas uma mensagem em vídeo previamente gravada.

Fonte: ADUFCG – 07/12/2021

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora