Até o momento, o governo protelou a apresentação de propostas na Mesa Nacional de Negociação Permanente. Tentou chantagear a categoria subordinando a apresentação de qualquer proposta de reajuste salarial à aprovação do Arcabouço Fiscal. Além disso, não revogou qualquer medida significativa dos governos de Temer e Bolsonaro e nem exonerou seus interventores. Somente no dia 25 de agosto a bancada sindical foi convocada para a quarta reunião da Mesa Central de Negociação, no dia 29 de agosto. A categoria espera que uma proposta seja apresentada.
Por isto, neste domingo, 27 de agosto, a reunião do setor das instituições federais indicou a intensificação de mobilizações para pressionar o governo para que, de fato, negocie com nossa categoria e outr(a)s servidore(a)s federais. As discussões enfatizaram a necessidade do ANDES-SN permanecer construindo a unidade necessária para defender os nossos interesses neste momento decisivo. Tentativas oportunistas de dividir o movimento docente ou o Fonasefe apenas resultarão em derrotas para nossas reivindicações.
Dentre as decisões mais importantes está a reafirmação do dia 30/08 como um dia de paralisação nacional e de rodada de assembleias para deliberar sobre os rumos de nossa Campanha Salarial.
Confira o informe da reunião do setor e acompanhe a agenda de mobilização nos próximos dias.
Fonte: ANDES-SN – 27/08/2023