Nota de Esclarecimento das entidades representativas dos segmentos da UFCG sobre termo de compromisso para a eleição da Reitoria

19 de novembro de 2020

As  entidades representativas dos segmentos da comunidade universitária da UFCG (ADUFCG, ADUFCG-Patos, ADUC, DCE-UFCG e SINSTESUF) decidiram que sua participação no processo eleitoral para a Reitoria da UFCG em 2020 ocorreria através da promoção do debate sobre as ideias e propostas das chapas para a instituição e para o campo da educação superior.

Para isso foram organizadas sabatinas com as chapas inscritas no processo eleitoral e a apresentação de um termo de compromisso, onde elas assumiriam publicamente a decisão de que só a primeira colocada na consulta eleitoral assumiria a reitoria, renunciando caso o presidente da república nomeie qualquer chapa derrotada que integre a lista tríplice.  

O termo de compromisso das entidades não está e nem nunca estará entre as normas definidas pelas instâncias da UFCG como regras eleitorais. É, e sempre será, um compromisso com a democracia na universidade. Pode ser ratificado ou não por qualquer chapa.

Os exemplos de compromisso ou de ataque à democracia na UFCG foram e continuarão a ser registrados na história da política interna da instituição, independente das regras que regulem as eleições. Nas últimas semanas as três chapas se posicionaram em relação ao termo de compromisso de acordo com suas orientações políticas e ideológicas.

Nesse momento, cabe as entidades que formularam o termo esclarecerem à comunidade universitária que em nenhum momento as suas iniciativas no processo eleitoral da UFCG estiveram a serviço de qualquer candidatura ou grupo político dentro ou fora da instituição.

A iniciativa da Chapa 01 – UFCG – Inovadora, Inclusiva e Descentralizada de classificar o termo de compromisso como “embuste”, “engodo” e “esparrela” transcende as mais extravagantes e equivocadas possibilidades de avaliação e resume-se a tentativa de construção de uma narrativa para justificar sua decisão de não ratificar o termo.

A argumentação que só assinará o termo se as normas forem modificadas pelo Colegiado Pleno da instituição também foge a razoabilidade diante do adiantado do processo eleitoral. A proposta da chapa de numa eventual mudança incluir a paridade entre os segmentos traz à tona o fato que nenhuma proposta com esse objetivo foi apresentada por seus integrantes ao Colegiado quando as regras foram elaboradas.

Diante disso as entidades reafirmam que continuarão atuando para aprofundar a democracia na UFCG independente do processo eleitoral para a Reitoria, como sempre o fizeram, estando sempre abertas a somar forças com entidades ou grupos políticos que professem os mesmos objetivos.

Campina Grande, 19 de novembro de 2020

ADUFCG, ADUFCG-Patos, ADUC, DCE-UFCG e SINSTESUF

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora