Nota de Repúdio à violência policial e de solidariedade ao estudante Mateus Henriques da UFCG

15 de junho de 2019

Os atos em decorrência da GREVE GERAL que varreram o Brasil no dia de ontem, 14/06/2019, mostraram a insatisfação popular e a indignação dos/as trabalhadores/as com o governo Bolsonaro e com todos os retrocessos que ele tem representado. Na Paraíba, e em especial em Campina Grande, não foi diferente, cruzamos os braços e fomos aos milhares às ruas contra a destruição da previdência pública e exigir a liberação das verbas para as instituições federais de educação. As manifestações seguiram sem repressão ou conflitos. Contudo, no início da manhã, um ato vergonhoso foi protagonizado pela Polícia Militar da Paraíba. Mateus Henriques, estudante de filosofia da UFCG, uma das lideranças da UNE e parceiro de lutas da ADUFCG, foi agredido em meio a uma discussão com um policial. Um vídeo registra o momento exato e prova a covardia perversa do policial que desfere um violento tapa e se evade para trás de outros colegas que seguram as armas em gesto claro de intimidação.

Ao tomarmos ciência do fato nós, professoras e professores da UFCG, nos sentimos todas/os indignadas/os e vilipendiadas/os. Não há na legislação brasileira em vigor nenhum vestígio de regulamentação que legitime o ato do policial. Exigimos todo o rigor na punição desse homem que deveria estar a serviço da proteção dos cidadãos e não agredindo estudantes. Cabe mencionar que o Governador João Azevedo já afastou o policial de suas funções, mas, que esta medida é o mínimo, é preciso que o autor da agressão seja exemplarmente punido para que cenas lastimáveis como aquela não se repitam.

Quanto a Mateus Henriques, manifestamos todo o nosso apoio, nossa solidariedade e nosso companheirismo. Estamos orgulhosos de sua postura altiva e seguros de que a agressão servirá de combustível para sua luta contra as injustiças deste (des)governo. Reafirmamos nosso compromisso em continuarmos atuando juntos na defesa das diversas causas que nos unem.

 

Campina Grande,15/06/2019

Diretoria da ADUFCG

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora