NOTA DE REPÚDIO DA ADUFCG A NOMEAÇÃO DO TERCEIRO COLOCADO DA LISTA TRÍPLICE A REITOR DA UFPB

5 de novembro de 2020

Os ataques à democracia, ao estado democrático de direito, à educação, às universidades públicas e à sua autonomia passaram a ser constantes após o golpe de 2016. A chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro resultou na intensificação e no aprofundamento desse processo.
Hoje pela manhã o Diário Oficial da União divulgou mais um golpe do Governo Federal, com a nomeação a reitor do professor Valdiney Veloso Gouveia, da chapa 3 “Orgulho de ser UFPB”, que ficou em 3º lugar no pleito, com uma quantidade inexpressiva de votos e que não obteve nenhum apoio na composição da lista tríplice no Conselho Universitário da instituição.
A iniciativa do Governo Federal reforça sua estratégia de intervenção nas universidades e institutos federais para colocar nos cargos apoiadores ligados ao seu projeto político e de poder. Outras 14 instituições já sofreram esse tipo de ataque e seguem na luta por democracia e autonomia.
A nomeação é um gravíssimo ataque à autonomia universitária e uma violenta agressão à vontade da comunidade universitária da UFPB, que expressou democraticamente seu desejo de condução das professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, aos cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente.
A ADUFCG expressa publicamente seu repúdio a essa medida antidemocrática e autoritária do Governo Bolsonaro, como também sua solidariedade à comunidade acadêmica da UFPB e ressalta que colaborará de todas as formas possíveis no enfrentamento e na resistência a mais esse ataque à autonomia da universidade pública brasileira.
Campina Grande, 05 de novembro de 2020
A Diretoria

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora