Nota de solidariedade ao povo Waiãpi pelo assassinato de sua liderança e contra a invasão de sua terra

29 de julho de 2019

O povo Waiãpi, que vive há centenas de anos no oeste do Estado do Amapá, no município de Pedra Branca do Amapari, está nesse momento sob a ameaça de garimpeiros fortemente armados, que no dia 23 de julho assassinaram uma de suas lideranças, o cacique Emyra Waiãpi.
O ato de brutal violência contra povo Waiãpi é resultado da omissão política do Governo Federal, que ao invés de ampliar as ações de proteção aos povos originários e ao meio ambiente, especialmente na região da Amazônia, vem deliberadamente enfraquecendo o poder de atuação da Funai e estimulando a exploração e a destruição das florestas.
O ataque a aldeia Waiãpi não é, infelizmente, um fato isolado mas uma constante forma de ação adotada por vários segmentos da sociedade brasileira na sua convivência com os povos originários em todas as regiões do país, com o objetivo de explorar a riqueza que as terras indígenas podem oferecer.
Ao mesmo tempo que nos solidarizamos com o povo Waiãpi, exigimos do Governo do Estado do Amapá e do Governo Federal ações imediatas de proteção aos indígenas e a apuração e responsabilização dos autores e mandantes do assassinato do Emyra Waiãpi.

Campina Grande, 29/07/2019

Diretoria da ADUFCG

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora