Nota de solidariedade aos professores da UFPE e da UPE

9 de novembro de 2018

Em consonância com o discurso de ódio, intimidação e discriminação, proferido sistematicamente pelo então candidato e hoje presidente eleito, Jair Bolsonaro, observa-se a proliferação de ameaças à autonomia da universidade, à liberdade de ensino e de pesquisa, à dignidade docente e à integridade de professores que se concretizam de forma insofismável.
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a divulgação de lista apócrifa nomeia vários colegas como possíveis alvos de seus seguidores. No dia 7 do corrente mês, a Reitoria da UFPE denunciou tal fato e exigiu a pronta investigação de sua autoria. Fato semelhante ocorreu na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), na qual vários professores e estudantes foram ameaçados de forma covarde, caluniosa e cruel.
De forma acintosa, seus autores, encobertos pelo anonimato, reiteram suas ameaças. Com isto, desprezam a autoridade da administração superior da universidade, o Ministério Público e a polícia judiciária, sentindo-se acobertados para disseminar a insidia, o ódio e a discriminação. Desrespeitam valores inalienáveis da comunidade acadêmica, invocam a censura contra a liberdade de expressão, o direito ao contraditório e o respeito mútuo. Não têm pejos de reincidir na afronta, acintosamente.
Diante do exposto, a Diretoria da ADUFCG cobra das autoridades responsáveis a apuração desses fatos, a pronta identificação de seus autores e a garantia da integridade física e intelectual dos professores ameaçados. Manifesta sua irrestrita solidariedade ao Professor Michel Zaidan, ex-dirigente da nossa entidade de representação sindical, e demais colegas injustamente caluniados.
Ao mesmo tempo em que repudia esses atentados ao exercício da atividade docente, a ADUFCG conclama a todos os professores, professoras e estudantes a defenderem a dignidade do magistério e as condições indispensáveis à sua viabilidade, entre as quais, a autonomia da universidade, as liberdades democráticas e a garantia plena contra toda sorte de violações à vida humana.

Campina Grande, 08 de novembro de 2018.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora