NOTA PÚBLICA

8 de agosto de 2024

Diante da denúncia referente ao contrato UFCG/PaqTcPB N. 49/2023, para a execução do projeto: “Estudos para apoio à elaboração de planos, programas e projetos destinados à ampliação da segurança hídrica”, protocolada junto ao MPF (1.24.001.000395/2024-29), a ADUFCG vem, por meio desta nota, explicitar sua posição política diante do caso em tela.
Mantendo a autonomia diante das sucessivas administrações da UFCG, a ADUFCG tem lutado incansavelmente em defesa da autonomia e democracia universitária, bem como da transparência e zelo com o erário por parte de seus gestores. Por isso, defendemos a mais rigorosa investigação da denúncia, sobretudo, pelo Colegiado Pleno, instância máxima deliberativa da UFCG.
A entidade também acompanhará rigorosamente, o desenrolar do processo que corre no âmbito do Ministério Público Federal. Ressalta-se que defendemos a ampla defesa e o direito ao contraditório por parte de todos os citados na peça que ensejou a denúncia e que, dada a gravidade desta, exigimos o afastamento dos envolvidos provisoriamente dos cargos, por ora ocupados, zelando, assim, pela lisura e transparência do processo de investigação.
A ADUFCG também esclarece que, no tocante à conjuntura em que a denúncia emergiu, qual seja, o semestre no qual se aproxima a consulta eleitoral no interior da UFCG, reitera sua total independência em relação a todas as candidaturas. Nesse sentido, para o sindicado importa promover debates durante a campanha e apresentar nossa pauta local a todos os pleiteantes das diversas chapas que houver. Independência, porém, não significa omissão. Nos seus 45 anos de história, a entidade nunca se calou sobre quaisquer problemas que afetam a vida universitária, esteja quem estiver na cadeira de reitor da universidade.
Portanto, sigamos vigilantes em defesa da ética no serviço público e cobrando a mais célere e rigorosa investigação sobre a denúncia que envolve parceria público-privada com uma série de supostas irregularidades. Assim, finalizamos esta nota, conclamando a comunidade universitária a defender a universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.
Campina Grande, 07 de agosto de 2024
ADUFCG