Organizações, movimentos e 28º Grito dos/as Excluídos/as realizam ato unificado pelo Fora Bolsonaro, em Defesa da Democracia, Eleições Livre e questionam: 200 Anos de Independência Pra Quem?

9 de setembro de 2022

O 07 de Setembro de 2022 em Campina Grande teve Fora Bolsonaro, defesa da democracia e eleições livres, mas também o questionamento: 200 anos de Independência pra quem? Toda mobilização foi concentrada num ato político cultural e interreligioso unificado que sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais com atuação no compartimento da Borborema e a organização do 28º Grito dos Excluídos promoveram na Praça Praça Clementino Procópio. A ADUFCG foi uma das entidades promotoras do ato.
A decisão de unificar as atividades num ato no dia 7 de setembro buscou ampliar o impacto junto à população das principais pautas de reivindicações dos movimentos e entidades promotores.

Programação
A programação teve início por volta das 9h com uma acolhida aos participantes, seguida pelo início das apresentações culturais. O Mestre Morcego foi o primeiro a se apresentar, animando os participantes com músicas conhecidas por suas temáticas de luta e valorização da cultura popular

Mobilização
Entre os principais grupos participantes do 28º Grito dos Excluidos em Campina Grande estavam os moradores da ocupação Luiz Gomes, no Jardim Paulistano. As famílias ocuparam durante o ano de 2021 uma área pública na zona sul da cidade e seguem resistindo e cobrando do poder público municipal soluções para suas demandas de habitação.

Entidades
As apresentações culturais foram intercaladas por falas curtas de representantes de movimentos, sindicatos e integrantes da organização do 38º Grito dos Excluídos. Em nome da ADUFCG falou o professor Josevaldo Cunha, diretor da entidade. Ele ressaltou a importância da construção unificada do ato que trouxe para o Grito dos Excluídos as pautas do Fora Bolsonaro, a Defesa da Democracia e Eleições Livres, que junto com as pautas prioritárias de terra,teto, trabalho e democracia expressão a democracia representam a sociedade que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-ANDES-SN busca construir
O professor também apontou a importância do ato unificado para possibilitar a população de Campina Grande conhecer que uma pauta diferente da que a direita local tenta impor a todos e que as entidades e movimentos que participaram do Grito dos Excluídos não se curvam e nem aceitam.

Partilha
Um dos momentos mais significativos do 28º Grito dos/as Excluídos/as foi a benção e a partilha dos alimentos trazidos pelo Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra – MST . Os participantes fizeram um grande circulo em torno dos produtos e representantes de várias religiões presentes proferiram uma benção.
Além de melancias totalmente livres de agrotóxicos os agricultores familiares do MST distribuíram o iogurte produzido pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú (Coopac), do assentamento Che Guevara, que fica no município de Casserengue.
Além das entidades de Campina Grande, também participaram integrantes de movimentos com atuação em cidades vizinhas e na zona rural de diversos municípios do compartimento da Borborema. A unificação de atividades do Grito dos Excluídos com as entidades que estão agrupadas em torno da pauta do Fora Bolsonaro também se repetirá em João Pessoa, com a realização uma programação amanhã (10/09).

Fonte: ADUFCG – 09/09/2022 – Com informações do Brasil de Fato

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora