Professores da UFCG farão ato em 20/02 para cobrar cumprimento do acordo que encerrou a greve de 2024.

13 de fevereiro de 2025

As/os professoras/es da UFCG intensificarão as atividades de mobilização e realizarão no próximo dia 20/02, um ato público na universidade, para cobrar do Congresso Nacional e do Governo Federal o cumprimento imediato do acordo em encerrou a greve da categoria em 2024. Esta decisão foi aprovada numa assembleia geral da Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG que ocorreu hoje (13/02), em vários campi da instituição.

As/os docentes realizaram na assembleia uma avaliação da conjuntura e discutiram que ações políticas são necessárias para pressionar o governo a cumprir o acordo que deveria estar em vigor desde janeiro, com a aplicação de um reajuste salarial de 9%. As/os professoras/es avaliam que o Congresso Nacional é também responsável pelo descumprimento porque ainda não aprovou a Lei Orçamentária Anual de 2025, que garantirá os recursos financeiros do acordo.

A realização de um ato público, na entrada principal do campus de Campina Grande, no dia 20/02, será uma atividade de mobilização sintonizada com uma convocação do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES-SN, com o mesmo objetivo.
O ANDES-SN convocou atividades de mobilização e uma reunião do Setor das Ifes, em Brasília (DF), entre os dias 20 e 22 de fevereiro, para pressionar o governo federal pelo cumprimento do acordo de greve firmado com a categoria, em 2024. A programação terá início na quinta-feira (20), às 14h30, com a 10ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). As entidades do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), o qual o ANDES-SN integra, estão organizando um ato no local para reforçar a cobrança pelo cumprimento do acordo.


Na sua participação na reunião do Setor das Ifes, a representação da ADUFCG apresentará como proposta aprovada na assembleia, a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional, para discutir o cumprimento do acordo do governo federal com os docentes das universidades federais, com a participação de caravanas de todas as instituições.
Outra proposta que será apresentada é a sistematização e divulgação, por parte do ANDES-SN, de quais itens do acordo que encerrou a greve já foram cumpridos pelo governo.
Congresso
Na parte de informes da assembleia os participantes da assembleia receberam uma série de informes e avaliações sobre o que foi discutido e deliberado durante o 43º Congresso do ANDES-SN, realizado entre 26 e 31 de janeiro, em Vitória-ES.

Fonte: ADUFCG – 13/02/2025

Fale conosco agora