Um ato político unificado marcará amanhã (14/06), em Campina Grande, as atividades do Dia Nacional de Luta e Mobilização pela Efetiva Negociação, promovido pelas/os professoras/es e técnicas/os de universidades, institutos federais e cefets, que estão em greve por tempo indeterminado. As categorias se reunirão próximo a Vila do Artesão para uma programação que incluirá panfletagens para os visitantes do local e motoristas e intervenções com a divulgação das suas principais lutas e reivindicações.
Em Campina Grande a manifestação será promovida pelos Comandos Locais de Greve da ADUFCG, Sintesuf e SINTEF-PB. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância do Governo Federal realizar uma efetiva negociação com as categorias da educação federal, que há meses realizam uma intensa pressão política, através da realização de uma greve por tempo indeterminado.
Amanhá ocorrerá em Brasília uma marcha envolvendo todo o setor da educação federal em greve (ANDES-SN, FASUBRA, SINASEFE e estudantes), com concentração na Catedral de Brasília, a partir das 8h, com destino final o Ministério da Educação (MEC), onde ocorrerá a Mesa Específica e Temporária da Educação – Magistério Federal (Docentes e EBTT) com o MEC e o MGI.
Durante a reunião, que possui início previsto para 10h, ocorrerá o ato de vigília em frente ao local. Logo após, especificamente, às 13h, haverá a Plenária Aberta da Educação Federal, no mesmo local.
Greve
As/os professoras/es da UFCG dos Campi de Campina Grande, Cuité, Sumé, Pombal e Sousa entraram em greve na segunda-feira, dia 10/06. Nos campi de Patos e Cajazeiras a categoria já estava paralisada. As/os técnicas estão em greve há 93 dias.
Fonte: ADUFCG – 13/06/2024