Professores aprovam indicativo de Dia de Paralisação contra projeto de lei que torna educação essencial e permite reabertura de escolas e universidades na pandemia

13 de maio de 2021

Os professores da UFCG poderão paralisar suas atividades contra a aprovação do Projeto de Lei 5.595/20 que torna a educação uma atividade essencial e permitir a reabertura de escolas e universidades, mesmo durante a pandemia da Covid-19, na próxima quarta-feira, dia 19/05. A decisão foi tomada numa assembleia geral da categoria realizada ontem. A decisão será avaliada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN.

A assembleia também deliberou pela realização no próximo dia 19/05 de um novo ato público contra o PL 5.595, os cortes de verbas das universidades federais e a intervenção do Governo Bolsonaro na universidade, com a nomeação como interventores do reitor e vice-reitor por professores derrotados na eleição para a Reitoria de 2020. A manifestação ocorrerá a partir das 7h30, no campus de Campina Grande. A intervenção já completa 80 dias.

A decisão de aprovar a adesão ao indicativo de paralisação no dia 19/05 ocorreu após uma análise da conjuntura e a constatação que a aprovação do PL 5.595/20, com decisão favorável na Câmara dos Deputados em tramitação no Senado, poderá ocorrer em breve, trazendo entre os prejuízos a reabertura de escolas, universidades, institutos federais e Cefets no pior momento da pandemia da Covid-19.

O indicativo de paralisação foi deliberado numa reunião conjunta dos vários setores do ANDES-SN, no dia 28 de abril. Uma reunião nessa sexta-feira, 14/05, avaliará o resultado de uma rodada de assembleia das seções sindicais sobre o tema.

Cozinha comunitária

Durante a assembleia da ADUFCG os professores avaliaram também a participação do sindicato no Comitê Sindical e Popular em Campina Grande contra a Fome, que está mantendo a ocupação e o funcionamento da Cozinha Comunitária do bairro do Jeremias, desde o dia 19 de abril, e aprovaram a continuidade da doação de recursos para a ação solidária.

Reunião

Os professores também aprovaram os nomes do presidente da ADUFCG, José Irelanio, como representante da entidade e dos professores Luciano Mendonça e Josevaldo Cunha para participar da reunião dos setores do ANDES-SN, nessa sexta-feira, dia 14/05.

fONTE: ADUFCG – 13/05/2021

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora