Protesto reúne comunidade acadêmica de universidades contra cortes de verbas da educação do Governo pelo Bolsonaro

18 de outubro de 2022

Estudantes, professores e técnicos da UFCG, da UEPB e de escolas públicas foram hoje pela manhã às ruas de Campina Grande protestar contra o corte de verbas para educação do Governo Bolsonaro, tendo como ponto de concentração a entrada principal da UFCG. A mobilização ocorreu no Dia Nacional de Luta Contra o Confisco de Verbas da Educação, promovida pela UNE, ANDES, SINASEFE e outras entidades nacionais. Amanhã (19/10) ocorrerá mobilização no Campi de Cuité e em Sumé na quinta-feira (20/10).
O protesto de hoje foi iniciado por uma panfletagem para centenas de estudantes no portão principal de entrada da UFCG, por volta das 7h30. Em seguida, representantes das entidades promotoras realizaram falações explicando os motivos da mobilização e seus impactos na educação.


Por volta das 9h, centenas de pessoas realizaram uma visita a vários setores do campus da UFCG, ampliando a panfletagem e chamanda a atenção para o protesto contra o corte de verbas. Em seguida, parte do grupo iniciou uma caminhada até o Centro.


Cuité e Sumé
A ADUFCG foi uma das organizadoras do protesto seguindo uma deliberação da sua assembleia geral, realizada no dia 06/10. Hoje também ocorreu mobilização no Campus de Sousa e amanhã (20/10) a agenda de atividades prevê ações em Cuité e na quinta-feira em Sumé


Confisco
No dia 30 de setembro, às vésperas do primeiro turno das eleições, o governo federal publicou o decreto nº 11.216 com uma reprogramação orçamentária até o final do mês de novembro. Com isso, o MEC perdeu mais R$ 1,1 bilhão do, já exíguo, orçamento da pasta. Dias após o confisco, as e os estudantes anunciaram manifestações para o dia 18.
Após pressão das comunidades acadêmicas em todo o país, no dia 07/10, o ministro da Educação, Victor Godoy, divulgou vídeo anunciando o desbloqueio de recursos para universidades, institutos federais, cefets e para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A informação até o momento não foi confirmada pelo Ministério da Economia.

Leia também: Entidades  vão às ruas pela educação pública no dia 18 de outubro

Fotos: ADUFCG e Wagner Braga
Fonte: ADUFCG – 18/10/2022 – com informações do ANDES-SN

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora