Seminário discutirá Política de C&T e mercantilização das universidades e dos institutos públicos de pesquisa

30 de junho de 2022

A Regional São Paulo do ANDES-SN e o Fórum das Seis realizam na próxima sexta-feira (1) o seminário “Política de Ciência e Tecnologia e mercantilização das universidades e dos institutos públicos de pesquisa”. O Fórum das Seis reúne as entidades representativas de docentes, técnicos e técnicas das três universidades estaduais paulistas: USP, Unesp e Unicamp.
A atividade será presencial, das 14 às 18h30, no Auditório Abrahão de Moraes, do Instituto de Física da USP, campus Butantã, e também terá transmissão ao vivo pelo youtube do Sindicato Nacional (aqui).
O objetivo da atividade é dar sequência ao debate sobre os impactos e desdobramentos do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Informação (MLCTI), criado pela Lei 13.243/2016, e da criação dos fundos patrimoniais. O assunto será abordado em duas mesas, com os seguintes temas: “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) e Fundos Patrimoniais (endowements)” e “Possíveis decorrências da implantação do MLCTI e dos Fundos Patrimoniais no país”.
Os debates abordarão a alegada ênfase na inovação de teor mercantil, pretensamente inexorável, buscando entender as conexões entre tais políticas e as formas de combater suas decorrências negativas. Na primeira mesa estarão presentes Érico de Paula (Ufscar) e Viviane Queiroz (Uerj e UFF). Já na segunda, participarão Marcos de Oliveira (FE/USP) e Otaviano Helene (IF/USP).
“O ANDES-SN tem exercido um protagonismo quase isolado – com exceções que permitem tal afirmação – na luta para que a política de ciência, tecnologia e inovação no país tenha como eixo central os direitos e interesses da maioria da população brasileira. E, dando continuidade a essa luta, promoverá, por meio da Regional SP e do Fórum das Seis – que inclui Adunesp, Adunicap e Adusp, suas sessões sindicais, o seminário “Política de Ciência e Tecnologia e mercantilização das universidades e dos institutos públicos de pesquisa””, afirma César Minto, 1º Tesoureiro da Regional SP do Sindicato Nacional.
Conheça algumas das publicações do ANDES-SN sobre o tema:
Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16) – riscos e consequências para as universidades e a produção científica no Brasil

Cadernos Andes, nº 28, de janeiro de 2018 Neoliberalismo e política de C&T no Brasil – balanço crítico (1995-2016)


Crise de financiamento das universidades federais e da ciência e tecnologia pública – recursos existem, mas vão para o pagamento da dívida pública.

Fonte: ANDES-SN – Atualizado em 29 de Junho de 2022 às 18h25

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora