ADUFCG volta a cobrar da Reitoria discussão do Colegiado Pleno sobre Future-se

6 de novembro de 2019

A diretoria da Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG voltou a cobrar da Reitoria da UFCG o encaminhamento ao Colegiado Pleno da instituição a discussão e deliberação sobre a posição da instituição sobre o Programa Future-se. O questionamento foi realizado na sessão do órgão realizada ontem (05/11) pela manhã.

O secretário geral do sindicato, José Irelânio, representou a entidade na reunião e disse que é fundamental que a comunidade universitária realize um esforço para discutir e deliberar sobre a segunda versão do Future-se, porque se a proposta do Governo for aprovada trará impactos profundos na educação pública superior.

“É importante que a administração assuma um maior protagonismo, pois independente das nossas diferenças temos que estabelecer uma unidade para enfrentar essas questões que são maiores que as diferenças”, explicou.

Ele também entregou aos integrantes do Colegiado um material distribuído pela ADUFCG, comparando as mudanças e os impactos entre as versões do programa Future-se.

Durante a reunião, o reitor Vicemário Simões informou que já constituiu uma nova comissão para encaminhar o processo de discussão da nova versão do Future-se e que o documento será encaminhado a todos os centros e unidades acadêmicas para avaliação e que posteriormente o Colegiado Pleno deliberará sobre o tema numa reunião extraordinária. Ele não apresentou nenhuma previsão de data para a realização.

O reitor disse que o processo de discussão poderá se prolongar para o próximo ano, pois resta apenas pouco mais de 30 dias para o calendário 2019.2 ser concluído.

ADUFCG

Desde que a proposta do programa Future-se foi divulga pelo Governo Federal, no mês de julho, a ADUFCG vem cobrando da Reitoria o encaminhamento de uma discussão deliberação sobre o tema no Colegiado, como outras 29 universidades já realizaram.

Todos os centros da UFCG se posicionaram sobre a primeira versão do Future-se, mesmo assim a Reitoria não encaminhou a decisão da comunidade universitária ao Colegiado Pleno, preferindo divulgar uma nota sobre o tema.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora