27J: ANDES-SN convoca docentes para participar Dia Nacional de Luta pela Revogação do NEM

26 de junho de 2023

O ANDES-SN e entidades ligadas à Educação, conjuntamente com a Frente dos Intercomitês pela Revogação do Novo Ensino Médio e Frente Nacional pela Revogação da BNC-Formação, convocam docentes, técnicas, técnicos, estudantes e a sociedade em geral para o Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM), que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 27 de junho. A implementação das mudanças no ensino médio está suspensa para realização de consulta pública.
O protesto tem como objetivo pressionar o governo federal a revogar o NEM, que traz retrocessos ao ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiras e brasileiros. O Sindicato Nacional, por meio da Circular nº 192/2023, orienta que, neste dia, as seções sindicais do ANDES-SN, em conjunto com outras entidades da Educação, organizem debates, panfletagens e mobilização em escolas, institutos e universidades, utilizando como base os intercomitês já formados em diversas cidades e estados.
No dia 25 de junho está prevista a transmissão, pela internet, do debate “Revogação do Novo Ensino Médio – a luta continua”, às 19h, no Canal do Facebook Comitê Paraná pela Revogação do Novo Ensino Médio. A atividade será retransmitida para as demais páginas de entidades participantes. O evento terá participação de Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, e outras representações de entidades da Educação.
Os intercomitês estão formados nas cidades de Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), Goiânia (GO), Campo Grande (MT), Brasília (DF), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), e em municípios paranaenses como Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais. Para os locais onde ainda não há comitês, sugere-se que as seções sindicais articulem espaços de debate e organização das lutas contra o Novo Ensino Médio (NEM) e BNC-Formação, além de viabilizar atividades de mobilização. O ANDES-SN, por meios das suas regionais, divulgará outdoors em todos os estados, denunciando a precarização do projeto de educação concretizado pelo NEM.
Reforma do Ensino Médio
O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016, como medida provisória – MP 746. A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores, educadoras e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino brasileiro.
Milhares de protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicas, técnicos e estudantes eclodiram no país, para tentar barrar a proposta. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à Educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra o projeto, que foi aprovado por parlamentares e sancionado por Temer em 2017.
“O nosso sindicato tem se posicionado contrário às medidas – que até então o governo golpista de Michel Temer queria introduzir no Ensino Médio -, por compreender que existia uma tentativa de subordinar a agenda educacional aos interesses do grande Capital. E isso se comprovou quando assistimos a introdução e a implementação do Novo Ensino Médio nos estados e municípios, resultando em um prejuízo educacional colossal à juventude e às filhas e aos filhos da classe trabalhadora. É nesse sentido que o nosso sindicato, através dos comitês estaduais e municipais, chama para o ato no dia 27 de junho. Para além das manifestações que acontecerão, realizaremos uma live no dia 25, que tem como objetivo contribuir para a discussão em torno da revogação do Novo Ensino Médio. Entendemos que é muito importante a categoria assistir e também fortalecer a luta pela revogação nos estados e municípios. O novo ensino médio é excludente, precário, alienante e não contribui para a formação que o ANDES-SN defende”, disse Cláudio Mendonça, da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, que convocou a categoria a participar da luta.
Acesse aqui os materiais de divulgação do dia 27 e a arte para outdoor.
Saiba mais
Movimentos convocam Dia Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio para 15 de março
Fonte: Publicado em 23 de Junho de 2023 às 14h27

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora