33º Encontro do MST – PB recebe apoio e tem participação da ADUFCG

16 de fevereiro de 2024

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST realizou o 33º Encontro Estadual da Paraiba, no período de 07 a 09/02, no Assentamento Nova Vida, em Pitimbu, litoral sul da Paraíba. A atividade teve como tema: ”40 Anos do MST, Rumo ao 7º Congresso Nacional”. A ADUFCG apoiou a iniciativa e a diretoria participou da plenária final e na solenidade de encerramento com a presença do diretor, Josevaldo Cunha.
O 33º Encontro Estadual do MST – PB teve o objetivo de recuperar a história dos seus 35 anos do movimento no estado e de seus 40 anos em âmbito nacional, como também de continuar a mobilização para o 7º Congresso Nacional do MST, que acontecerá no mês de julho, em Brasília.

O Encontro teve na sua programação a realização de mesas de debate, místicas, assembleias e atividades culturais, realizadas, em sua maioria, no Galpão das Artes, no Assentamento Nova Vida, o segundo mais antigo da Paraíba. Foram homenageados as/os integrantes que tombaram na luta pela terra, realizadas discussões sobre crise climática e também sobre a necessidade de solidariedade ao povo palestino. Cerca de 200 assentados, assentadas, acampados e acampadas estiveram presentes.

A participação da ADUFCG no evento aconteceu a convite da direção estadual do MST, dentro do grupo de representantes de movimentos sociais amigos e parceiros. O diretor do sindicato, Josevaldo Cunha, que também é 2º vice-presidente da Secretaria Regional NE II do ANDES – SN, lembrou que sua intenção ao participar do encontro foi de assumir o compromisso de ” a partir das boas relações da ADUFCG e da ADUEPB com o MST na Paraíba, potencializar esta relação para o conjunto das seções sindicais da entidade, na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte”.

Um dos momentos mais simbólicos da etapa de encerramento do 33º Encontro Estadual ocorreu com o plantio de uma muda de ciriguela por uma das militantes mais antigas, a agricultora Cecília Bernardino, conhecida por Dona Ciça, numa reafirmação do compromisso do MST em plantar 100 milhões de arvores.

Organizado em 24 estados brasileiros, o MST é hoje um dos movimentos sociais mais importantes do país e da América Latina. Reuni mais de 400 mil famílias, que vivem em assentamentos conquistados a partir de anos de lutas e resistência às violências dos latifundiários e cerca de 70 mil famílias acampadas, que ainda moram em barracas de lona, de forma provisória, em beiras de estradas e latifúndios que não cumprem a função social da terra.
Na Paraíba o MST atua há cerca de 35 anos, com assentamentos em todas as regiões do Estado.

Fotos: Fred Oliveira

Fonte: ADUFCG – 16/02/2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora